João Pessoa, 26 de outubro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (ADPESP) divulgou nesta quinta-feira (25) um ranking mostrando a remuneração recebida pela categoria em todos os estados brasileiros. Os dados revelam que a Paraíba paga o pior salário do Nordeste e o segundo pior do país aos seus delegados. Até Estados com o PIB (Produto Interno Bruto) menor que o da Paraíba, a exemplo de Piauí e Alagoas, pagam melhor a esses profissionais.
Atualmente, segundo informações do Ministério da Justiça e do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), João Pessoa é a segunda cidade mais violenta do Brasil, perdendo apenas para Maceió. Mas, de acordo com o diretor presidente da Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia da Paraíba (Adepdel-PB), Cláudio Lameirão, figurar no topo do ranking dos piores salários não é um fator que motiva a categoria. “É uma situação muito difícil, por que não tem como manter o estímulo no combate à criminalidade com salários tão irrisórios quanto os da Paraíba”, lamenta Lameirão.
O delegado lembra ainda que, mesmo com os salários defasados, os delegados paraibanos apresentaram índices de produtividade muito altos este ano e por isso merecem reconhecimento. Os delegados paraibanos foram o que mais presidiram operações importantes ao longo de 2012 como, por exemplo, a Operação Hydra e a Operação Esqueleto. “A classe tem apresentado resultados extremamente positivos em relação aos demais estados e mesmo assim continua com um dos piores salários”, reforça.
Com base nesses dados, Lameirão diz que é necessário que a categoria se una na luta pelo reconhecimento da carreira e por melhores salários para que possam continuar prestando bons serviços no combate aos crescentes índices de criminalidade em toda Paraíba.
Veja abaixo o ranking salarial por Estado:
Assessoria de Imprensa
NA CÂMARA - 02/10/2025