João Pessoa, 19 de abril de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Kubitschek Pinheiro – MaisPB
Fotos – Marcus Steinmeyer e Fernando Furtado
Depois da mega turnê “Ana Cañas Canta Belchior”, com 180 shows que conquistou público, crítica, escambau, Ana Cañas deu um salto estupendo, firmou seu talento e lança o sexto álbum, ´Vida Real´, com 11 as canções assinadas pela artista, com exceção de “O Que Eu Só Vejo Em Você”, de Nando Reis.
Com produção de Dudu Marote, um dos mais influentes produtores musicais do Brasil desde os anos 90, responsável por hits de Skank, Emicida e BaianaSystem e muitos outros, Ana revela todas as suas facetas em faixas que abraçam o pop e fazem o crossover com sua forte personalidade de trovadora. É um mergulho profundo no universo da artista, com canções autobiográficas que atravessam diferentes fases de sua vida, desde composições feitas há anos até as mais recentes, que vão ao encontro de seu momento atual.
O novo álbum de Ana é uma viagem necessária, uma afirmação pela sua vida e experiências, já começa pela faixa-título “Vida Real”, e retrata sua vivência em um pensionato, cercada por desconhecidos. Coisa de cinema. A gaita presente nessa música se destaca, adicionando profundidade aos versos tocantes. O álbum com faixa “Do Lado de Lá”, uma comunicação ao seu modo sensível em homenagear seu irmão que morreu em 2013. Essa narrativa ela conta nos shows.
Em ´Vida real´, canta com Ney Matogrosso a canção “Derreti”, a baiana mais famosa do pedaço Ivete Sangalo que faz duo em “Brigadeiro e Café” e a paraibana Roberta Miranda “Amiga, Se Liga” “Eu amo a Roberta! Ela é uma mulher muito especial, precursora das mulheres no sertanejo – um meio bastante masculino e ainda machista”, disse Ana Cañas ao MaisPB.
“Quero Um Love” e todo mundo quer, é uma faixa que se destaca por ter sido criada durante o processo de gravação do disco. Com influências de reggae e piseiro-pop, a música expressa os sentimentos da artista em um relacionamento recente
O extenso processo de “Vida Real”, realizado no decorrer de 14 meses, encontra ressonância nos versos de “Blowin in the Wind”, de Bob Dylan, que Ana tem forte identificação. Ana Cañas é foda;
A artista que já esteve várias vezes em João Pessoa, conversou com o MaisPB e como se diz por aí ´rasgou o verbo´
MaisPB – Depois do estupendo sucesso da turnê Belchior que circulou em todo o Brasil agora chega com um novo álbum o que não é novidade em termos Ana Canas que é talentosa, mas diz ai como foi a gestação desse disco com dez canções suas e uma de Nando Reis? De onde veio esse título Vida Real, bem oportuno, né?
Ana Cañas – Salve Kubi!! Eu ainda estava na estrada fazendo os show do Belchior quando comecei a gravar o álbum “Vida Real” e isso propiciou um maior entendimento do que eu queria no meu próprio trabalho! Muitas vezes eu vinha de um show no domingo e segunda-feira estava gravando, então isso intensificou bastante a busca pelo perene, pela poesia, pela força e o apuro das palavras. “Vida Real” é pra mim, acima de tudo, os afetos e sentimentos!
MaisPB – Abre o disco com Vida Real, parece um blues, lembra as canções de Bob Dylan, estou certo?
Ana Cañas – Bob Dylan é um grande referência desde 2007 – quando passei a ouvi-lo com muito mais cuidado e prestando atenção à sua poesia magistral. Não vou negar que por trás dessa canção existem ecos dos pensamentos Dylanescos sim. E fico muito lisonjeada com isso!
MaisPB – Adorei ´Quero um Love´, eu também quero e acho que todo mundo vai querer – falaí dessa canção?
Ana Cañas – Ela vem de um momento onde me permitie entrar numa relação de forma mais profunda e aberta para receber afetos e cuidados. Fazia tempo que eu não me abria para alguém e aconteceu em 2022. Deixei alguns medos e receios pra trás e vivi uma história muito bonita.
MaisPB – Incrível você ter convidado a paraibana Roberta Miranda para cantar ´Amiga, Se Liga´ – como rolou esse convite?
Ana Cañas – Eu amo a Roberta! Ela é uma mulher muito especial, precursora das mulheres no sertanejo – um meio bastante masculino e ainda machista. Ela abriu portas para todas as cantoras que vieram depois, especialmente como compositora. Eu a admiro muito e ela sempre me tratou com muito carinho. Eu fiquei muito feliz em tê-la nessa música comigo, foi uma honra pra mim.
MaisPB – Ney canta com você “Derreti”, e vocês já tinham dividido o palco com outras canções, não é?
Ana Cañas – Ney é um grande amigo querido, um ser humano maravilhoso e um artista sem igual. Destemido, talentosíssimo e uma espécie de guia e oráculo pra mim. Quando o vi gravar uma música que eu escrevi, foi uma das maiores emoções da minha vida. Ele escolheu a música perfeita pra ele pois ela tem um swing latino que remonta à canções do disco “Bandido” dele ou até do Secos e Molhados. Eu fiquei muitíssimo emocionada por tê-lo no disco!
MaisPB – Genial a canção “Brigadeiro e Café” que você canta com Ivete Sangalo. falaí dessa alegria?
Ana Cañas – Ivete é um sol do Brasil, uma artista múltipla, comunicadora genial e entertainer sem igual – uma das maiores do mundo! Ela escolheu “Brigadeiro e Café” porque é solar, pra cima, alegre, a cara dela e eu fiquei muiiito feliz! Eu sonhava em cantar com ela um dia e aconteceu nesse disco. Tenho uma admiração muito grande pela forma como ela se conecta com o público, de coração aberto e de forma muito, muito verdadeira.
MaisPB – “O Que Eu Só Vejo Em Você” linda essa canção do NR, é tua cara. e Toda Mulher é Além tem um questionamento, cabelos de fogo, tá tudo aí, né?
Ana Cañas – O Nando e eu somos muito ligados pela música “Pra Você Guardei o Amor”. A gente tem um elo por causa dela e também pelas personalidades parecidas. Ele é um grande poeta sensível, trabalha muito e eu o admiro em diversos ângulos. Eu pensei essa música como se fosse um feat. dentro do disco – mas como compositor. Eu gosto muito de tê-lo ali, juntos com as minhas músicas. Ele é um ser humano diferente e muito, muito especial. E “Toda Mulher é Além” é o fogo mesmo, tá (quase) tudo ali sim rsrs e essa é uma canção muito especial pra mim. Ela me reflete no ângulo do empoderamento feminino e eu não poderia deixar de abordar esse assunto, tão significativo na minha trajetória, nesse disco!
QUALIDADE DE VIDA - 24/04/2025