João Pessoa, 12 de janeiro de 2026 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou nesta segunda-feira, 12) a destinação de R$ 8 milhões para a construção da primeira unidade de Oncologia de Combate ao Câncer da Serra do Teixeira. A obra será instalada no município de Princesa Isabel e terá recursos garantidos junto ao Ministério da Saúde por meio de articulação do parlamentar.
A iniciativa atende a solicitações do prefeito Garrancho, do vice-prefeito Fábio, do ex-prefeito Ricardo Pereira e de lideranças políticas da região. O governador João Azevedo, o vice-governador Lucas Ribeiro e o prefeito de Patos Nabor Wanderley também participaram das tratativas que resultaram na liberação dos recursos federais.
De acordo com Hugo Motta, o investimento representa um avanço para o atendimento oncológico da população que atualmente precisa se deslocar para centros distantes.
“Conseguimos, no final do ano de 2025, garantir os recursos para a construção da primeira unidade de Oncologia de Combate ao Câncer da região. Foram 8 milhões de reais destinados por nosso mandato, e essa conquista atende à reivindicação do prefeito Garrancho, do vice-prefeito Fábio, do ex-prefeito Ricardo Pereira e de aliados que sabem a importância desse equipamento para a Serra do Teixeira”, declarou o deputado.
Atualmente, pacientes da região que recebem diagnóstico de câncer percorrem entre 400 e 500 quilômetros até João Pessoa para realizar tratamento especializado, o que dificulta o acompanhamento médico e aumenta o desgaste físico e financeiro das famílias.
Segundo Hugo Motta, a unidade possibilitará a descentralização dos serviços de saúde e ampliará o acesso ao tratamento oncológico. “Com a construção dessa unidade, vamos levar o atendimento para onde ele não existe. Isso muda vidas, reduz desigualdades e dá dignidade ao nosso povo”, afirmou.
O prefeito Garrancho ressaltou que o início da obra representa a concretização de uma demanda antiga do município.
“Anunciamos um sonho de longas datas, que é o início da obra do Hospital Oncológico de Princesa Isabel. Hoje assinamos o contrato para que essa obra possa sair do papel. É motivo de agradecimento a Deus e ao povo que confia na gestão. Vamos continuar buscando sempre o melhor para Princesa Isabel e para toda a Serra do Teixeira”, disse.
O ex-prefeito Ricardo Pereira destacou os investimentos já direcionados para a área. “Hugo aportou mais de 8 milhões de reais para cuidar do nosso povo e da nossa gente. A previsão é que, em 2028, o prefeito Garrancho possa entregar esse benefício às pessoas que necessitam de tratamento contra o câncer. Que Princesa Isabel possa sediar esse serviço”, afirmou.
A unidade oncológica deve ampliar a oferta de exames, consultas e tratamentos para toda a região da Serra do Teixeira e municípios vizinhos. A expectativa é de que o início das obras ocorra após os trâmites técnicos e executivos previstos.
MaisPB
BOLETIM DA REDAÇÃO - 16/12/2025