João Pessoa, 11 de fevereiro de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Furas Filas da vacina

Brasil tem quase 3 mil denúncias; 60 na PB

Comentários: 0
publicado em 11/02/2021 às 11h15
atualizado em 11/02/2021 às 12h32

Desde o início da vacinação contra a Covid-19 no país, em 17 de janeiro, já foram registradas ao menos 2.982 denúncias de possíveis casos de “fura-fila” da imunização, o que significa que uma em cada 1.341 doses aplicadas no país teria sido endereçada a alguma pessoa fora dos padrões de prioridade estabelecidos.

Na Paraíba, segundo o levantamento feito pelo Jornal O Globo, já foram registradas 60 denúncias até a última terça-feira (9). Os dados foram levantados junto aos Ministérios Públicos e às Ouvidorias Gerais dos estados e fazem parte de um cenário de escassez de imunizantes e problemas de planejamento e distribuição.

Entre os locais com mais relatos de infrações estão o Rio Grande do Norte, com 640; Minas Gerais, com 589; e Rio de Janeiro, com 413.

Os MPs e as secretarias de Saúde vêm investindo em canais para receber denúncias da população, por e-mails ou mensagens de WhatsApp. Os relatos recebidos vão para as promotorias, que seguem com as investigações.

De acordo com informações, todas as denúncias recebidas pela Ouvidoria passam por uma triagem e são encaminhadas às Promotorias de Justiça das respectivas cidades citadas. Os promotores de Justiça têm atribuição na área da saúde para apurar devidamente as reclamações.

As pessoas podem registrar sua denúncia na Ouvidoria, através do formulário em https://ouvidoria.mppb.mp.br/public/manifestacao/cadastrar. Além disso, pode encaminhar, por meio do Protocolo Eletrônico e os canais diretos das promotorias de Justiça (telefone fixo, WhatsApp e e-mail), ou atendimento presencial. Esses canais podem ser acessados em www.mppb.mp.br/contatospromotorias.

MaisPB

Leia Também