João Pessoa, 03 de dezembro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
As mudanças climáticas, o aquecimento global e a ação desenfreada do homem enquanto agente de destruição da natureza fazem da sustentabilidade o principal foco das ações empresariais no mundo inteiro nos dias atuais. A Borborema Energética S.A., empresa de Campina Grande, ganhou destaque no assunto durante o Prêmio Sesi Qualidade no Trabalho 2012 (PSQT) na categoria Desenvolvimento Socioambiental. A cerimônia de premiação aconteceu na noite desta última sexta-feira (30), no Centro de Convenções da Fiep, em Campina Grande. Na solenidade, o secretário executivo da Indústria e do Comércio, Marcos Procópio, fez a entrega da comenda ao gerente administrativo financeiro da termelétrica Borborema Energética, Sérgio Vinícius da Costa.
Seis empresas paraibanas foram premiadas por suas boas práticas de gestão em responsabilidade social empresarial nas categorias grande porte, médio porte e micro empresa, contemplando um total de seis áreas: Cultura Organizacional, Gestão de Pessoas, Ambiente de Trabalho Seguro e Saudável, Educação e Desenvolvimento, Desenvolvimento Socioambiental e Inovação. A observação e o respeito a essas áreas permite que os avaliadores do Sesi tirem conclusões a respeito da sustentabilidade das condições e do ambiente de trabalho que as empresas proporcionam aos seus colaboradores, premiando as gestões que cumpram, com mais competência, tais critérios.
“O prêmio é o reconhecimento ao trabalho realizado durante o ano quando nos esforçamos em promover ações de plantio de árvores e a manutenção constante do maquinário da Borborema Energética para que tudo funcionasse de acordo com as normas vigentes de proteção ambiental. Agradecemos a gentileza do Sesi em reconhecer, perante a sociedade, todo o nosso esforço”, afirma Sérgio Vinícius da Costa.
A vocação sustentável da Borborema Energética está presente desde a pedra fundamental da termelétrica. Um fato curioso, que ilustra a predisposição de seus gestores, se deu na construção da sede da empresa, em 2011. Um umbuzeiro, árvore típica da nossa região, que pode chegar a viver até 100 anos, estava localizado bem no centro do terreno escolhido para a sede da termelétrica. Ao tomar conhecimento da existência da árvore, engenheiros responsáveis pela obra decidiram mudar o projeto inicial, adaptando-o de forma a manter o umbuzeiro no centro da empresa, oferecendo sua larga sombra aos que quiserem contemplá-la de perto.
Assessoria de Imprensa
DIZ MP - 06/10/2025