João Pessoa, 11 de dezembro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
INDENIZAÇÃO

Justiça da PB condena empresa em R$ 15mil por extravio de bagagens

Comentários: 0
publicado em 11/12/2012 ás 09h05

 A Segunda Câmara Cível do TJPB, em Sessão Ordinária nesta segunda-feira (10), manteve a decisão que condenou a empresa TAP – Transportes Aéreos Portugueses S/A, ao pagamento de uma indenização no valor de R$ 15.000,00, pelo extravio de bagagens. O colegiado julgou procedente a Ação de Indenização por Danos Morais interposta no juízo da 10ª Vara Cível da Capital, sob a alegação de falha na prestação de serviços.

No recurso a empresa TAP alegou a inaplicabilidade do Código de Defesa do Consumidor; estando ela sujeita às Convenções Internacionais e ao Código de Brasileiro de Aeronáutica. Sustentou, ainda, a inexistência do dano moral, face à ausência de provas de fatos constitutivos do direito do passageiro.

Segundo o relatora do recurso nº 200.2011.028688-3/001, a desembargadora Maria da Neves do Egito Ferreira, a legislação brasileira se sobrepõe à Convenção de Montreal e ao Código Brasileiro Aeronáutico, sendo responsabilidade objetiva da empresa responder pela segurança das pessoas e de seus objetos pessoais transportados, independendo de culpa para sua figuração.

Quanto ao dever de indenizar da empresa no caso em que o dano é oriundo da falha na prestação de serviço, segundo a relatora, é um fato incontroverso que o extravio das bagagens do passageiro quando viajava para a cidade de Berlim, na Alemanha, só as recebendo sete dias após o curso da viajem, e danificadas “é suficiente para se auferir a culpa da companhia aérea, restando a ela o dever de indenizá-lo”, pontuou a magistrada.

TJPB/Gecom

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x