João Pessoa, 10 de janeiro de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
EM 2012

Complexo Clementino Fraga realiza mais de 22 mil atendimentos

Comentários: 0
publicado em 10/01/2013 às 10h46

 O Complexo Hospitalar de Doenças Infectocontagiosas Clementino Fraga, que integra a rede hospitalar do Estado, atendeu 22.302 pessoas durante o ano de 2012. Nesse mesmo período, foram realizados 88.536 exames laboratoriais. Os dados fazem parte de um relatório elaborado pela unidade de saúde.

Com 156 leitos, o Clementino Fraga presta atendimento nas áreas de infectologia (DST/HIV/Aids), pneumologia sanitária, dermatologia sanitária, pediatria, cardiologia, endocrinologia, psiquiatria, neurologia, neurocirurgia, cirurgia plástica, cirurgia torácica, cirurgia vascular, gastroenterologia, angiologia, hepatologia, odontologia, nefrologia, urologia, proctologia, otorrinolaringologia, clínica geral, ginecologia e homeopatia.

Para atender a demanda, o hospital conta com uma estrutura física e uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos e outros profissionais. “A missão da unidade de saúde é prestar um serviço especializado, com qualidade, e humanizado em benefício de todas as pessoas que são acometidas de doenças infectocontagiosas”, destaca a diretora geral, Adriana Melo Teixeira.

Ela fez um balanço dos trabalhos realizados, desde o início da gestão, até o momento. “Hoje o Hospital Clementino Fraga passou a ser referência em outras patologias como: leptospirose, dengue e hepatites virais, inclusive o usuário pode realizar o exame em hepatite B aqui no hospital”, destacou.

Na área ambulatorial, o hospital ainda conta com o Hospital Dia (HD), que tem como objetivo promover a melhoria da qualidade de vida dos portadores de HIV/Aids. O HD atende pacientes que necessitam de intervenções em ambientes hospitalares, por um período de tempo limitado (2 a 8 horas).

Outro serviço importante é a Assistência Domiciliar Terapêutica (ADT), que consiste em um serviço de assistência hospitalar aos portadores de HIV/Aids e na desospitalização do paciente, onde uma equipe multidisciplinar acompanha o tratamento do paciente em sua residência.

Ações Sociais – O Hospital Clementino Fraga em parceria com algumas ONGs promove encontros com os pacientes, familiares, profissionais e membros da sociedade com o “Grupo de Autoajuda em Hanseníase”.

A instituição ainda conta com uma brinquedoteca que busca oferecer às crianças a oportunidade de praticar atividades lúdicas. “É uma importante ferramenta para auxiliar no trabalho com crianças soropositivas”, comentou Adriana Teixeira.

Secom-PB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas