João Pessoa, 21 de janeiro de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NO SERTÃO

Campanha SOS Seca na Paraíba é lançada em Sousa

Comentários: 0
publicado em 21/01/2013 às 10h11

 A Campanha SOS Seca na Paraíba, lançada pela Assembleia Legislativa, recebeu neste domingo (20) o apoio do Sousa Esporte Clube, durante a estréia do time na Copa Nordeste diante do Sport Club Recife. Uma faixa chamando a atenção para o abaixo-assinado que será encaminhado para a presidente Dilma Rousseff (PT) cobrando soluções urgentes e permanentes contra os efeitos da seca.

A Campanha SOS Seca Paraíba é um movimento suprapartidário e regional para chamar a atenção do Governo Federal para ações emergenciais e duradoras sobre a convivência com a seca. A convocação foi atendida pelos torcedores que puderam subscrever o documento nos acessos e no próprio estádio. Durante toda semana, os sousenses, assim como os moradores de toda a Paraíba, poderão aderir à campanha assinando o abaixo-assinado em locais de grande circulação e também através da internet, no site www.al.pb.gov.br. A pretensão é de reunir 400 mil assinaturas para encaminhar à Presidência da República, junto à Carta da Paraíba e o Relatório da Caravana da Seca, realizada no mês de dezembro.

O presidente da Assembleia, deputado Ricardo Marcelo (PEN), e o deputado Janduhy Carneiro (PEN) foram acompanhados pelo prefeito André Gadelha (PMDB) no estádio. De acordo com o prefeito, o município está engajado na campanha para conseguir as assinaturas e as medidas estruturantes solicitadas pela Carta da Paraíba.

O deputado Ricardo Marcelo destacou a importância da participação de todos os prefeitos do Estado na campanha, como forma de mostrar o tamanho do problema enfrentado pelo semiárido nordestino. A participação dos clubes de futebol da Paraíba também demonstra que o propósito da campanha foi compreendido e a ALPB está no caminho certo para agregar os diversos segmentos da sociedade.

Na Carta da Paraíba constam as principais ações estruturantes para o Semiárido, a exemplo de ampliar a operação carro-pipa; aumentar a distribuição de ração animal; limpar barragens; recuperar e instalar poços; distribuir cestas básicas; reativar e desburocratizar o Programa do Leite; revitalizar perímetros irrigados; encontrar solução definitiva para o endividamento dos produtores do semiárido com o BNB; implantar adutoras; massificar a construção de cisternas; criar programa de geração de renda para o sertanejo e driblar o êxodo rural; despoluir rios e açudes que receberão águas da transposição do Rio São Francisco.

Assessoria da ALPB