João Pessoa, 28 de janeiro de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
TRAGÉDIA NO RS

Ministro diz que 80 vítimas do incêndio ainda estão em estado grave

Comentários: 0
publicado em 28/01/2013 ás 10h17

 O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou na manhã desta segunda-feira que cerca de 80 vítimas do incêndio que atingiu a boate Kiss, em Santa Maria (RS), ontem, ainda estão em estado grave. Ao todo, 82 pessoas permanecem internadas em hospitais da cidade e outras 39 foram transferidas para Porto Alegre.

Padilha disse que apenas 20% dos feridos tiveram queimaduras consideradas graves, que correspondem a mais de 30% do corpo. A grande maioria sofreu intoxicação respiratória. Para auxiliar o socorro, o ministro apontou ainda que cinco médicos do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, vão para ser encaminhados para o local.

Ao todo, 231 pessoas morreram no incêndio em uma das principais casas noturnas da cidade, famosa por receber estudantes universitários. Segundo a Defesa Civil, o fogo começou na espuma de isolamento acústico quando um dos integrantes da banda que se apresentava acendeu um sinalizador, que atingiu o teto.

O guitarrista da banda Gurizada Fandangueira, Rodrigo Lemos Martins, também disse à Folha que o fogo começou depois que o sinaleiro (chamado por ele de "sputinik") ter sido aceso. Um segurança da casa e o vocalista da banda tentaram apagar o incêndio, afirma o guitarrista, porém o extintor não funcionou.

Um velório coletivo das vítimas acontece desde a noite de ontem no CDM (Centro Desportivo Municipal) e grande parte dos enterros está previsto para acontecer nesta segunda-feira. No início da manhã de hoje foi feito um ato ecumênico no ginásio, celebrado pelo arcebispo da cidade, dom Hélio Adelar Rupert.

FATALIDADE

A direção da boate Kiss divulgou uma nota ontem afirmando que a casa estava dentro da normalidade e creditou o incêndio que matou 231 pessoas a uma "fatalidade". A maior parte das vítimas morreu por asfixia e mais de cem pessoas também ficaram feridas.

"Lamentamos sinceramente a extensão da tragédia que excedeu a toda a normalidade e previsibilidade de qualquer atividade empresarial, creditando o terrível acontecimento a uma fatalidade que somente Deus tem condições de levar o consolo e o conforto espiritual que desejamos a todos os familiares e ao povo santa-mariense, gaúcho e brasileiro", diz a nota.

O secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, informou que o plano de combate a incêndio da casa está vencido desde agosto de 2012. Já a Polícia Civil afirmou que a casa estava com o alvará de funcionamento vencido também desde o ano passado, mas estava em processo de renovação.

Folha.com

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

MaisTV

Polícia investiga roubos de quase R$ 200 mil em canetas emagrecedoras

BOLETIM DA REDAÇÃO - 16/12/2025

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x