João Pessoa, 13 de março de 2013 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro
Em solenidade realizada na Câmara Municipal de Bayeux, na noite da última terça-feira (12), o prefeito da cidade, Dr. Expedito Pereira, lançou oficialmente o Orçamento Participativo (OP). A solenidade contou com a presença de vereadores, dos secretários de planejamento, José Eduardo de Melo, do coordenador geral do Orçamento Participativo de Bayeux, Dorgival Medeiros e da coordenadora estadual do Orçamento Democrático, Ana Paula Almeida, além da população que marcou presença na Câmara. O programa é amparado pela lei nº 801/2001 e reaparelhado na lei nº 999/2006.
Dr. Expedito Pereira lembrou que a Lei do Orçamento Participativo existe há quase doze anos em Bayeux, mas nunca foi posta em prática. De forma otimista, ele resgata a lei do OP, e anuncia parcerias para que as demandas da população sejam atendidas, a exemplo do Sebrae, que auxiliará na elaboração do Plano Plurianual (PPA), além do apoio do Governo do Estado e do Ministério das Cidades na execução de algumas obras.
“A prefeitura pretende, através do Orçamento Participativo, democratizar as ações da administração municipal de forma transparente, mantendo contato direto com a cidade para que sejam implantadas políticas públicas de acordo com as necessidades das comunidades. Desta forma, estaremos divulgando as informações para a população de forma idônea e clara para que todos tenham acesso à informação”, afirmou o coordenador de comunicação da Prefeitura, David Silva.
O programa será gerido pela Secretaria de Planejamento, Ciência e Tecnologia e, de acordo com o coordenador Dorgival Medeiros, seguirá um cronograma para realização das suas atividades, dividido em cinco ciclos para realização de audiências, assembleias, planejamento e avaliação. De forma estratégica, a cidade foi dividida em cinco regiões e, cada região, compreende determinado número de bairros e suas comunidades.
“Queremos levar aos cidadãos de Bayeux a informação devida, para que sejam orientados e saibam que, para cada reivindicação, existe um canal de acesso específico”, disse o coordenador do OP, lembrando que a realização das demandas será possível de acordo com as condições orçamentárias da prefeitura.
Na ocasião, o prefeito anunciou a execução de algumas obras nos setores de infraestrutura, educação e saúde. “A prefeitura já possui R$ 5 milhões, em caixa, para calçar mais de 120 ruas. Iremos construir duas novas escolas, já neste ano de 2013, uma no bairro Mário Andreazza e outra no Conjunto Mariz. Também temos projetos de reformar quatro escolas e construir quadras poliesportivas nelas. Implantaremos melhorias nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) já existentes, faremos o reequipamento do Hospital Materno Infantil e vamos instalar a primeira UPA de Bayeux”.
Decom Bayeux
"INCLUSÃO DIGITAL" - 03/11/2025