João Pessoa, 14 de março de 2013 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro
A Prefeitura Municipal de Bayeux iniciou, na última segunda-feira (11), a “1ª Semana Saúde na Escola” em sete creches e dezoito escolas do município. A programação da Semana termina nesta sexta-feira (15) e faz parte de uma mobilização nacional do Programa Saúde na Escola (PSE), do Governo Federal, e terá como tema “Prevenção à Obesidade e Saúde Ocular”.
As Secretarias Municipais de Educação e Saúde, em conjunto, formularam a programação da Semana e escolheram abordar, também, temas como a promoção da alimentação e modos de vida saudáveis, prevenção do uso de drogas e combate ao bullying no cotidiano escolar. Na programação de atividades estão palestras, teatros, encenações, concursos de paródias, oficinas, feira gastronômica, entre outras práticas, além dos testes oftalmológicos e de avaliação física.
O prefeito da cidade de Bayeux, Dr. Expedito Pereira destacou a importância de desenvolver políticas públicas pra beneficiar a saúde e educação dos jovens. “Desde os primeiros anos de vida escolar estamos plantando boas sementes para que possamos colher bons frutos amanhã através dos jovens, que são o futuro da nossa cidade”.
A direção de cada escola e creche estabeleceu um cronograma de atendimento às turmas para que as equipes de saúde realizem a avaliação antropométrica, o teste de Snellen e o teste do olhinho. A avaliação antropométrica é um método de investigação em nutrição baseado na medição das variações físicas e na composição corporal global. Já o teste de Snellen é utilizado para “quantificar” a visão, mostrando fileiras de letras de tamanhos diferentes e solicitando ao paciente que leia as menores letras que consiga. O teste do olhinho detecta e previne doenças oculares como a retinopatia da prematuridade, catarata, glaucoma, infecções, traumas de parto e até mesmo cegueira.
De acordo com o secretário de Saúde do município, Fernando Ramalho, os testes oftalmológicos são importantíssimos já que os problemas na visão afetam o aprendizado do aluno causando um baixo rendimento escolar. “Além da excelente oportunidade de saber como está a saúde de seus olhos, os alunos também receberão orientações de como ter uma vida saudável e de como não entrar no mundo das drogas , esse mal que afeta tantos jovens e que tornou-se um problema de saúde pública”.
O secretário de Educação, André Ribeiro, falou da necessidade de combater o bullying e frisou que o conhecimento é o bem maior que um jovem pode adquirir. “O grande problema nas escolas, atualmente, é o bullying. Este tema está inserido na programação da Semana para que possamos instituir a cultura de paz nas nossas escolas, e isso será feito de forma harmônica, incentivando o diálogo entre os jovens”.
Decom Bayeux
"INCLUSÃO DIGITAL" - 03/11/2025