João Pessoa, 25 de março de 2013 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro
Aprovado na Câmara Municipal de João Pessoa requerimento n°625/2013 de autoria do vereador Marmuthe Cavalcanti (PTdoB) solicitando a Secretaria Municipal de Saúde a realização de campanhas publicitárias com o objetivo de coibir os altos índices de gravidez na adolescência.
Marmuthe informou que de acordo com o levantamento do Ministério da Saúde foram 444.056 partos em todo o país realizados em jovens entre 15 e 17 anos. “São números astronômicos que só com campanhas publicitárias educativas, aliada a demais ações preventivas é que vamos conseguir combater” disse.
Para o vereador gravidez na adolescência tem muitos fatores, mas sem dúvida nenhuma, a educação sexual é um dos principais que interferem na decisão ou na condição de uma jovem de engravidar na adolescência. É fundamental que os adolescentes não apenas saibam, mas de fato tenham consciência do porque este corpo se reproduz, o impacto que uma gravidez pode trazer na vida deles, e como evitar em um momento que eles não estão prontos para isso.
“O trabalho com educação sexual é imprescindível na vida desses jovens. Vale ressaltar a informalidade com que a questão sexual é tratada hoje em dia e muitos jovens não estão preparados para viver neste ambiente liberal criado pela própria sociedade” disse.
“Os jovens precisam da ajuda das famílias, de toda a comunidade, para afastar de vez, a probabilidade, por exemplo, de que meninas larguem a escola por causa de uma gravidez na adolescência, prejudicando o seu futuro” concluiu.
No dia 26 de setembro de 2012, mais de 70 países da Europa, América Latina e Ásia participam do dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência. A data é promovida por organizações não governamentais e sociedades médicas internacionais com apoio mundial da Bayer Schering Pharma, divisão da Bayer HealthCare.
Assessoria de Marmuthe
ENTREVISTA À REDE MAIS - 10/11/2025