João Pessoa, 09 de dezembro de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Os autores dos 14 trabalhos vencedores da 4ª edição do Prêmio Margarida Alves de Estudos Rurais e Gênero, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), serão premiados nesta terça-feira (9), às 16h. Eles receberão certificado, kit de publicações e o valor de R$ 3 mil, em cerimônia no ministério. Cinco trabalhos receberão menção honrosa.
O prêmio foi criado com o objetivo de dar visibilidade ao desenvolvimento de pesquisas e estudos, além de promover o pensamento crítico e prático sobre a igualdade entre mulheres e homens no meio rural. No total, foram avaliados mais de 40 textos com o tema Mulheres e Agroecologia, e selecionados os melhores trabalhos, em três categorias: ensaio Inédito, relatos de experiências e memórias.
O Prêmio Margarida Alves é promovido pelo MDA e pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, o Incra.
A sindicalista paraibana Margarida Maria Alves foi assassinada por um matador de aluguel com uma escopeta calibre 12, em Alagoa Grande (PB)no dia 12 de agosto de 1983. O tiro a atingiu no rosto, deformando sua face. No momento do disparo, ela estava em frente a sua casa, na presença do marido e do filho. O crime foi considerado político e comoveu não só a opinião pública local e estadual, mas a nacional e internacional, com ampla repercussão em organismos políticos de defesa dos direitos humanos.
MaisPB com Agência Brasil
Wolney Queiroz - 16/07/2025