João Pessoa, 17 de setembro de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
São Francisco

AL propõe energia solar em transposição

Comentários: 0
publicado em 17/09/2019 às 15h47
atualizado em 17/09/2019 às 15h03

A Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) vai propor o engajamento de todos os membros do Poder Legislativo na Frente Interestadual em defesa da Transposição de Águas do São Francisco. Entre as propostas, o deputado Moacir Rodrigues (PSL) apresentou o projeto que objetiva implantar energia solar no projeto da Transposição, com o intuito de baratear o consumo de energia.

A proposta foi formulada na reunião da Comissão, desta terça-feira (17), pelo deputado estadual Jeová Campos, presidente da Frente Parlamentar das Águas da ALPB, que fará a convocação em plenário, ainda nesta semana, quando apresentar balanço das atividades do grupo que integra deputados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.

Na reunião, Jeová Campos manifestou a sua preocupação com o futuro do projeto, tendo em vista que alguns trechos já constam na pauta de privatizações anunciadas pelo governo federal. “Se isto vier a ocorrer, a transposição perderá a sua função social”, advertiu.

Ainda sobre a transposição, o deputado Moacir Rodrigues (PSL) apresentou uma proposta que objetiva implantar a energia solar no projeto da Transposição, como forma de baratear o elevado consumo de energia previsto. “Estima-se em R$ 500 milhões/ano esse montante. Essa água vai chegar ao Ceará a R$ 1 o metro cúbico. Isso praticamente inviabiliza o projeto. A energia solar é o futuro, principalmente numa região como a nossa, onde já existem inúmeros projetos bem-sucedidos nessa área”, justificou.

Outra importante decisão da Comissão diz respeito à realização de uma sessão especial – em data a ser definida – para discutir a certificação de produtos naturais, a exemplo do queijo, do mel de abelha e dos embutidos. “O Governo Federal lançou o selo do produto artesanal do queijo e vai lançar o do mel e dos embutidos. E na Paraíba, quem vai certificar”, questionou Moacir Rodrigues, solicitando uma política pública mais eficiente do estado para o setor.

MaisPB

Leia Também