João Pessoa, 10 de junho de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NA CAPITAL

RC entrega netbooks a 700 professores da rede estadual

Comentários: 0
publicado em 10/06/2013 às 17h16

 Professores dos 14 municípios da 1ª Gerência Regional de Educação (GRE), com sede em João Pessoa, receberam 700 netbooks, na manhã desta segunda-feira (10), em solenidade com a presença do governador Ricardo Coutinho. O evento ocorreu na Escola Estadual Sesquicentenário, na Capital, e contou também com as presenças da secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, da gerente da 1ª GRE Wleika Aragão, entre outras autoridades, gestores escolares e alunos do estabelecimento de ensino.

Bastante aplaudido pelos educadores que lotaram o local do evento, o governador falou que houve um hiato na educação nos últimos anos no País e que as políticas públicas realizadas atualmente ainda não estão conseguindo dar respostas necessárias. “O país nunca tratou a educação como uma política pública de Estado, mesmo com boas ideias que as vezes eram interrompidas, não havia uma continuidade do tipo de política pública e hoje estamos pagando esse preço, pelo fato de não termos conseguido a capacidade de há 30 anos construir uma política que tivesse condições de levar o país à inclusão social, ao desenvolvimento tecnológico e econômico e para tudo isso a base é a educação. Nenhum país conseguiu galgar isso sem ser por meio da educação”, enfatizou.

Ricardo Coutinho disse que os passos dados pela educação do Estado por meio dos educadores são passos valorosos, porque são diferenciados e possuem firmeza, e destacou a política que vem sendo construída por meio de 33 projetos nas mais diversas áreas, citando como exemplo o “Paraíba faz Educação”. Para ele, o desafio é fazer com que a política pública se incorpore em todos os quadrantes do Estado.

O governador reconheceu a importância da inclusão tecnológica para que todos tenham acesso e não fiquem fora do debate atual. “Como é possível educar se não tem como fazer uma boa pesquisa ou ter a capacidade de utilizar um instrumento tão universalizado? É por isso que estamos fazendo esse investimento, além da especialização que está sendo oferecida aos professores, visando à qualificação do Magistério, entre outras coisas que o Governo está buscando para fortalecer a presença dos professores nesse processo”, enfatizou.

E solicitou o engajamento dos professores para que se tenha o respeito dos alunos: “A educação precisa ter força, coragem, precisa ter alegria, apesar das dificuldades existentes no País e no Estado. Que esse investimento em tecnologia traga novos ares dentro das escolas, que os professores se sintam cada mais incluídos dentro da lógica de um planejamento e de uma política de educação para a Paraíba”.

Avanços – A secretária Márcia Lucena falou dos avanços na educação por parte da ação da SEE na área de informática, com a entrega dos netbooks e dos tabletes, que contribuem com a formação pedagógica dos professores da rede estadual, com o foco na qualificação para obter resultados positivos junto aos alunos. Ela anunciou a ampliação dos Núcleos de Tecnologias da Informação (NTEs) para as cidades de Guarabira, Monteiro e Catolé do Rocha e da implantação do Núcleo de Tecnologia à Distância (NAD) na sede da Secretaria da Educação, além dos já existentes em João Pessoa, Campina Grande, Patos e Cajazeiras. Ela reiteirou o compromisso de estar com o professor, no sentido de permitir ainda mais o acesso às novas tecnologias, pois se trata de uma política pública que todos têm direito.

Os netbooks foram entregues a 700 professores da rede estadual de ensino que concluíram o curso de Educador Digital. Nos próximos dias, serão entregues mais 800 equipamentos aos educadores de Campina Grande, totalizando 1.500 computadores aos que participaram dos cursos do Proinfo Integrado em 2012.

Os professores que não tiverem disponibilidade para receber o equipamento nesta segunda-feira no Sesquicentenário poderão fazê-lo na sede do Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE), Av. Trincheiras, 53, a partir desta terça-feira (11), durante todo o dia. Para receber o net, o educador deve estar com sua matrícula ativa e apresentar documento de identificação com foto e uma cópia do último contracheque (maio-2013), preencher e assinar um termo de cessão a ser entregue no local do recebimento do equipamento.

Facilidades – A professora Eudanise de Oliveira Xavier da Escola Estadual Professora Rita de Miranda Henriques, Mangabeira IV, disse que o curso Educador Digital para ela foi de suma importância para aprender a utilizar o Linux. “Tive cem por cento de proveito. Lamento por não ter se estendido por mais dias, mas para mim foi maravilhoso. O netbook vai facilitar e permitir um conteúdo pedagógico, além de dar nova roupagem à tecnologia usada na escola, facilitando as atividades propostas pelo Estado no dia a dia”, ressaltou.

O professor de Matemática do Instituto de Educação da Paraíba (IEP), Matheus Vinícius Silva, avaliou o curso como proveitoso no sentido de que, “a gente pode desenvolver saberes até então desconhecidos e compartilhar também com os colegas novos conhecimentos na área de informática, onde podemos desenvolver saberes, apresentar trabalhos novos junto com os colegas”, salientou.

Educador Digital – O curso Educador Digital é uma das ações do Plano de Gestão Paraíba Faz Educação, implantado em 2011. Desde a implantação do projeto Educador Digital, o Governo do Estado já distribuiu mais de 4.600 netbooks, com investimento de R$ 3.295 milhões, oriundos do Tesouro do Estado. Por meio do projeto, o Governo do Estado adquiriu com recursos próprios 12 mil netbooks, no valor de aproximadamente R$ 11 milhões.

Neste ano, estão matriculados 3.100 educadores no curso de Educador Digital em todo o Estado, que também vão receber netbooks após a conclusão do curso. Para o segundo semestre deste ano serão abertas novas turmas dos cursos do segundo e do terceiro módulo: “Aprendendo e Ensinando com as Tecnologias da Informação (TICs) e “Elaboração de Projetos”.

O projeto Educador Digital é oferecido aos educadores da rede estadual, por meio do programa de Tecnologias Educacionais (Proted), da Secretaria da Educação, com a metodologia da Coordenação do Programa Nacional de Tecnologia da Educação (Proinfo), do Governo Federal.


SecomPB 

Leia Também