João Pessoa, 06 de julho de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Coreia do Norte e Coreia do Sul iniciaram, neste sábado (6), discussões sobre a reabertura do complexo industrial de Keasong, fechado em abril devido à tensão entre os dois países.
Problemas técnicos envolvendo linhas telefônicas retardaram o início das discussões, que ocorrem na cidade de Panmunjom, na fronteira comum, informou o ministério sul-coreano pela Unificação da Coreia.
A retomada das negociações sobre a reabertura do complexo de Kaesong, fechado após meses de tensões militares, foi acertada na quinta-feira (4) passada.
Na quarta-feira (3), o Norte havia restabelecido a linha telefônica vermelha entre Pyongyang e Seul e anunciado a permissão de visita de empresários sul-coreanos a Kaesong, situado a 10 km da fronteira em território norte-coreano.
Segundo a proposta do ministério da Unificação, três funcionários de cada parte discutirão a reabertura do complexo industrial no encontro em Panmunjon, incluindo "como verificar as instalações e o equipamento e a questão da reabertura do distrito industrial".
A atividade das 123 empresas sul-coreanas presentes em Kaesong foi interrompida depois que o regime comunista retirou seus 53.000 funcionários, no dia 8 de abril.
O polo industrial é o único testemunho das tentativas de reconciliação dos dois países da península. Seu fechamento foi a principal consequência dos meses de elevada tensão que seguiram o teste nuclear da Coreia do Norte de fevereiro, castigado por novas sanções das Nações Unidas.
A retomada das discussões ocorre três dias após dezenas de empresas sul-coreanas ameaçarem abandonar o polo industrial, denunciando que são vítimas das rivalidades políticas dos dois vizinhos.
G1
CRISE NO PSB - 19/09/2025