João Pessoa, 29 de julho de 2013 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro
A Autarquia Municipal Especial de Limpeza Urbana (Emlur) vai abrir processo licitatório para trocar o contrato para empresa que faz o recolhimento de animais de grande porte soltos nas ruas de João Pessoa. A revelação foi feita pelo superintendente da Emlur, Anselmo Castilho, nesta segunda (29) e acontece poucos dias depois do MaisPB divulgar matéria apontando que o serviço feito hoje na capital é inadequado e não atende a demanda, segundo imagens e flagrantes que publicamos.
LEIA MAIS: João Pessoa paga R$ 500 mil, mas não consegue tirar animais das ruas
Sobre o recolhimento dos animais, Anselmo disse ao MaisPB que o serviço continua a disposição da sociedade, mas lembrou que a captura nas margens das BRs é de competência da Polícia Rodoviária Federal. “Porém guando a Emlur é acionada sobre a presença de cavalos e vacas na BR a empresa notifica de imediato a PRF”, afirmou.
Castilho revolou desconhecer o local onde os animais recolhidos em João Pessoa são direcionados, argumentando que um diretor operacional da Emlur é o encarregado direto pala função de monitoramento do serviço. Ele disse ainda que o animal levado para a área disponibilizada pela empresa fica a disposição do proprietário por um período de 15 dias e, caso não haja o resgate do bicho, ele é doado para criadores ou Ongs previamente cadastrada.
NOVO CONTRATO – Anselmo disse que até o dia 15 de setembro será feito um novo processo licitatório para que uma empresa se habilite a fazer o coleta de animais de grande porte nas vias urbanas de João Pessoa. Entre os critérios para os que pretendem disponibilizar o serviço a Emlur estarão caminhões com GPS, para monitoramento em tempo real das coletas; disponibilidade do serviço nas 24 horas e estrutura adequada, com estábulo e condições para permanência de animais em área rural pelo período de responsabilidade da Prefeitura de João Pessoa.
TELEFONE: As denúncias de animais soltos nas ruas de João Pessoa podem ser feita pelo 0800-083-2425.
MaisPB
BOLETIM DA REDAÇÃO - 16/12/2025