João Pessoa, 08 de agosto de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
SOLEDADE

Querendo eleger parente,família nega que intenção é se perpetuar no poder

Comentários: 0
publicado em 08/08/2013 às 20h41

 A família do ex-prefeito de Soledade Ivanildo Gouveia (PR) negou, na noite desta quinta-feira (8), que \ intenção de disputar sucessivas eleições seja o de se perpetuar no poder. Desta vez, a candidata da família  é a esposa do ex-prefeito, Vânia Leal (PMDB), na eleição suplementar agendada para 1º de setembro. Os argumentos são do secretário de Saúde do município, e irmão de Ivanildo, Ivanilson Gouveia (PMDB). A justificativa é que, apesar de aliado, o último prefeito, Zé Bento (PT), cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral, não tem parentesco com os ‘Gouveias’ da cidade.

LEIA MAIS:  LUTA PELO PODER: Após ser cassado 2 vezes, ex-prefeito quer eleger esposa

Para se livrar das acusações de hereditariedade política, Ivanilson usou Campina Grande como mote para fugir do foco do noticiário. “Que pecado tem Cássio lançar o primo como prefeito e o irmão como vice em Campina Grande? A população é que tem que julgar”, argumentou.

Sobre a saída do seu irmão da prefeitura, Ivanilson disse que Ivanildo foi tirado do mandato “por uma coisa fútil”, na época em que era presidente da Câmara Municipal. Acontece que o ex-prefeito locou uma moto, em 1989, pagando durante o contrato cerca de R$ 800,00 pela locação sendo condenado, segundo Ivanilson, em revelia por falha da assessoria jurídica.

Zé Bento (PT), o último prefeito, foi cassado no TRE acusado de usar a máquina administrativa em seu favor. Ele teria participado de inauguração no estádio da cidade, mas o secretário de Saúde nega, afirmando que Zé Bento se limitou a assistir um jogo, sem participar do ato solene durante a eleição.

Sobre supostas irregularidade na administração, Ivanilson encaminhou uma nota a redação do MaisPB.

O ex-prefeito Ivanildo e o atual secretário de saúde de Soledade, Ivanilson Gouveia não serão obrigados a devolver recursos aos cofres públicos, uma vez que não houve qualquer desvio na administração pública municipal durante a gestão do Prefeito Ivanildo. Ambos já apresentaram defesa para reformar a decisão do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE). Alguém já dizia “A injustiça, mesmo quando atinge um só, é uma ameaça contra todos”. E por assim dizer, abre um perigoso precedente, que poderá causar danos a outros no futuro, da mesma maneira que uma conquista justa é um precedente que fundamenta outras vitórias futuras. Os ex – gestores tiveram contas reprovadas pelo TCE quando dos julgamentos referente à celebração de contratos de parceria entre a Prefeitura de Soledade e algumas Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP)no período compreendido entre o ano de 2006 e 2008. Tomadas de Contas Especial Foi protocolado no Tribunal de Contas da Paraíba (TCE) no mês de agosto, o Processo de Tomadas de Contas Especial (TCE) interposto contra as entidades OSCIP’S que firmaram Termos de Parceria com o município de Soledade nos exercícios de 2006, 2007, 2008, 2009. Na TCE é requerido que a Corte de Contas proceda à fase externa dos processos referentes aos Termos de Parceria celebrados com as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP’S. No documento a Prefeitura demonstra que os gestores não deixaram de envidar esforços no sentido de sanar a irregularidade apontada, ordenando a realização de Tomada de Contas que resultou em notificações às OSCP’S, a fim de que fossem ressarcidos ao município os prejuízos causados ao erário. O município de Soledade solicita ao TCE a exclusão do ex – prefeito José Ivanildo Barros Gouveia e o ex – gestor do Fundo Municipal de Saúde, José Ivanilson Barros Gouveia do rol da imputação solidária referente ao débito das OSCIP’S, para que este passe a ser imposto, unicamente, aos presidentes das entidades, conforme o TCE procedeu em caso semelhante no município de Patos. O ex – prefeito José Ivanildo Barros Gouveia e o Secretário de Saúde Ivanilson Gouveia, esperam que ante os argumentos mencionados na TCE, o Tribunal venha considerar sanada a irregularidade e que, por conseguinte, possa emitir parecer favorável às contas por considerar as situações jurídicas idênticas em Patos e em Soledade.


MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas