João Pessoa, 16 de setembro de 2013 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro
Há 11 dias a termelétrica Borborema Energética S/A voltou a operar com capacidade máxima, 169 MW. O religamento da usina aconteceu no dia 5 de setembro após a determinação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). De acordo com a direção da termelétrica de Campina Grande, o despacho do ONS prevê o funcionamento da unidade por 15 dias, podendo ser renovada por tempo indeterminado.
Sérgio Cândido, gerente administrativo e financeiro da Borborema Energética, explicou que no dia 20 de setembro o abastecimento deverá ser suspenso, de acordo com a primeira orientação da ONS. “Estamos preparados para seguir todas as determinações do Operador Nacional do Sistema Elétrico. O papel da Borborema é estar disponível para atuar quando for necessário. Quando recebemos ordem para suspender a produção entramos no modo de espera e ficamos à disposição da ONS”, finalizou.
No dia 5 de julho deste ano, a Borborema Energética suspendeu a produção de energia após a decisão do Ministério de Minas e Energia. O ministro Edison Lobão, anunciou o desligamento das termelétricas, a óleo combustível e a diesel, devido ao alto custo para o sistema. No total, 34 termelétricas com capacidade para gerar 3.800 MW de energia tiveram seu funcionamento suspenso no país.
Da Assessoria
CABEDELO - 13/11/2025