João Pessoa, 26 de setembro de 2013 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro
Se na Copa das Confederações, disputada em junho no Brasil, o Taiti fez sucesso pelo carisma, mas passou longe de alcançar bons resultados dentro de campo, no Mundial de futebol de areia, que é disputado no pequeno país da Oceania, a situação é diferente: na madrugada desta quinta-feira, o Taiti humilhou a Argentina, com uma goleada de 6 a 1, e avançou para as semifinais do torneio. O Brasil, por sua vez, ganhou apertado do Japão e também estará entre os quatro melhores.
O Taiti, que avançou para a segunda fase após vitórias sobre Emirados Árabes Unidos e EUA, e derrota para a Espanha na fase de grupos, brilhou principalmente no último período dos três da partida. Até lá, apesar dos gritos altíssimos da torcida da casa, a Argentina conseguia igualar as ações, e com um gol de pênalti conseguiu levar o empate em 1 a 1 para o período final.
Só que, lá, o Taiti colocou para fora qualquer drama vivido pelas goleadas sofridas na Copa das Confederações: aos 17 segundos, fez o primeiro. Aos 2 min., aumentou. E, aos 3 min., já vencia por 4 a 1. O 3°, aliás, foi um golaço: um defensor taitiano levantou a bola do próprio campo e, de primeira, Raimoana Bennett acertou um lindo voleio.
A loucura da torcida da casa e dos jogadores do banco, que arremessavam água par o alto a cada gol, só crescia. Isso empolgou os jogadores na areia, que logo em seguida abriram 5 a 1 para, já no final, sacramentarem a goleada histórica: 6 a 1.
O argentino Santiago Hilaire, após o sexto gol, foi expulso e chegou a ser filmado chorando nas arquibancadas, enquanto fazia gestou de "roubo".
Além da história nas areias, o Taiti alcançou um marco para o futebol da Oceania, em qualquer piso: é a primeira seleção a alcançar uma semifinal de torneio da Fifa na história.
Vale lembrar que a Argentina é a atual campeã da América do Sul, já que o Brasil caiu nas semifinais das eliminatórias para o Mundial, para o Paraguai.
Uol
VIOLÊNCIA - 14/11/2025