João Pessoa, 26 de fevereiro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
3º do brasil

Grande JP tem aumento na venda de imóveis

Comentários: 0
publicado em 26/02/2018 ás 18h20
atualizado em 27/02/2018 ás 06h25

Um estudo divulgado nesta segunda-feira (26) pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção, pertencente ao Senai, aponta que a Região Metropolitana de João Pessoa, formada pela Capital, Santa Rita, Bayeux, e Cabedelo, é responsável pelo terceiro maior crescimento na venda de imóveis do Brasil em 2017.

Segundo o levantamento, as cidades só perdem para Belém, que é a capital do Pará, e a Grande Fortaleza, no Ceará. A pesquisa aponta que Manaus foi a que mais teve queda nas vendas das casas. No que se refere a oferta de imóveis novos, a localidade ocupa a quarta localização do ranking.

A Região Metropolitana de João Pessoa é responsável por abrigar mais de 1,2 mi de pessoas em cerca de 380 mil residências. Em todo Brasil, são 206 milhões de pessoas em 67 milhões de casas.

No fechamento de 2017, ficou constatado que no país as vendas superaram os lançamentos em mais de 11 mil unidades, o que representa 12,6% dos imóveis vendidos. As vendas e lançamentos aumentaram em 9,4% e 5,2%, respectivamente, em comparação com o ano anterior.

Para o presidente da Câmara, José Carlos Martins, os números apontam a retomada do crescimento no mercado imobiliário para 2018, já em 2017 o ano se mostrou como recuperação do setor.

“Podemos dizer que foi o ano da virada, já que 2015 e 16 foram os piores anos nos últimos 15 anos. Estamos otimistas em relação a 2018, apesar de sabermos que o país ainda não resolveu problemas estruturais, como a reforma da Previdência. Mas mesmo assim, acreditamos num crescimento em torno de 10%”, pontuou.

A região Sudeste continua sendo a principal responsável por alavancar os resultados positivos, especialmente a cidade de São Paulo.  Destaque também para o aumento substancial de 356% na Região Metropolitana de Curitiba nos lançamentos imobiliários e 160% nas vendas na Região Metropolitana de Maceió.

O estudo Indicadores Imobiliários Nacionais é uma iniciativa da CBIC para acompanhar o desempenho do mercado imobiliário brasileiro, com vistas a oferecer um panorama nacional do setor em 23 localidades. Desencadeado em 2015, em correalização com o Senai Nacional, o estudo traz como avanço a criação de uma metodologia única para a coleta de amostras e compilação de resultados, permitindo a comparação periódica e garantindo mais consistência aos dados. Com esse estudo, a entidade apresenta um termômetro do setor, para que empresas privadas e entes públicos possam tomar melhores decisões e antever tendências.

MaisPB