João Pessoa, 12 de março de 2014 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro
Três alunos da Escola de Música Municipal de Bayeux foram aprovados no vestibular da Universidade Federal da Paraíba para o curso de Licenciatura em Música. Os estudantes são os primeiros integrantes de suas respectivas famílias que ingressam em um curso de ensino superior.
A escola com aulas gratuitas foi criada em 1997 pelo então prefeito Dr. Expedito Pereira, que atualmente é o prefeito de Bayeux.
Os estudantes aprovados, Fabíola Santos de Araújo (clarinete), Natália Franco de Oliveira (clarinete) e Robson Franklin de Macedo (trombone), também fazem parte da Banda 06 de Junho. Segundo o maestro Helielton Nascimento é uma vitória o ingresso dos seus alunos no Ensino Superior. “Eles são os primeiros de suas famílias que entram na universidade. É uma alegria imensa ter sido professor desses garotos que futuramente vão ensinar a beleza da música para outros estudantes. É uma vitória para esses três garotos e para nossa escola, que fez parte de todo esse sucesso”, disse o maestro.
Ainda segundo Helielton Nascimento, na Escola de Música Municipal de Bayeux os estudantes aprenderam as teorias, as práticas instrumentais e ainda algo que vai muito além da música, a possibilidade de um futuro. “A escola resgata diversos adolescentes e jovens que vivem em situação de risco. Com a música eles encontram perspectivas de um futuro melhor”, explicou o regente.
O prefeito Dr. Expedito Pereira explicou que a Escola de Música de Bayeux, uma referência da formação musical gratuita na Paraíba, foi fechada em 2002. Após onze anos em silêncio, a escola voltou a funcionar graças à atual gestão da Prefeitura de Bayeux que reconheceu a importância da formação musical para o desenvolvimento intelectual dos estudantes. “O objetivo da escola é disseminar a educação musical no município de Bayeux. É uma imensa alegria poder formar três futuros professores de Música. Nosso objetivo é a cada ano formar mais talentos em nossa escola”, ressaltou o prefeito.
O maestro Helielton Nascimento também foi aluno da Escola de Música de Bayeux. Ele participou da primeira turma formada em 1997 e em 2012 fundou o Instituto Educacional de Música Instrumental (IEMI). De acordo com o regente, a ONG tem como objetivo trazer os jovens para aprender o ofício da música.
Nomeado pelo prefeito Expedito Pereira para ser maestro da Banda 06 de Junho, Helielton resgatou a essência da banda, que hoje conta apenas com músicos da cidade de Bayeux. A Banda 06 de Junho é formada por 35 componentes, que têm entre 10 e 28 anos.
Da Assessoria
"PRÓXIMOS DIAS" - 23/01/2026