João Pessoa, 12 de maio de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
CORAÇÃO ACELERADO

Fujimori é hospitalizado no Peru por problema cardíaco

Comentários: 0
publicado em 12/05/2017 às 13h48

O ex-presidente peruano Alberto Fujimori, que cumpre pena de prisão, foi levado nesta quinta-feira (11) para uma clínica de Lima por problemas cardíacos, informou seu médico, o ex-congressista fujimorista da Fuerza Popular, Alejandro Aguinaga.

Aguinaga contou ao jornal “El Comércio” que o ex-presidente sentiu por volta das 5h (horário local, 7h em Brasília) que “tinha o coração muito acelerado”, pelo que deduziu que “estava sofrendo de uma taquicardia”.

Aguinaga considerou que a saúde de Fujimori, de 78 anos, foi alterada com o debate na opinião pública em torno de seu eventual indulto, um benefício extraordinário que somente o atual presidente Pedro Kuczynski pode outorgar.

O episódio de taquicardia aconteceu um dia depois que a Comissão de Justiça e Direitos Humanos do Congresso de Peru, onde Fuerza Popular tem maioria absoluta, arquivou um projeto de lei que propunha prisão domiciliar para presos com mais de 75 anos.

“Ontem o visitei e tentei falar com ele sobre temas alheios à política, mas recebe também outras pessoas que comentam de tudo com ele”, acrescentou Aguinaga, cujo paciente cumpre condenação de 25 anos de prisão por violações dos direitos humanos e corrupção.

Fujimori foi internado na Clínica Centenário Peruano Japonesa, um dos centros médicos para onde é levado periodicamente para se tratar de algumas doenças crônicas que sofre, como hérnia, hipertensão, gastrite e lesões na língua, conhecidas como leucoplasia, das quais já foi operado seis vezes.

G1

Leia Também