João Pessoa, 10 de novembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O deputado Janduhy Carneiro (PTN) criticou, nesta quinta-feira (10), a aprovação em primeiro turno no Senado de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com coligações para eleições proporcionais (deputados e vereadores).
Segundo ele, a PEC deveria ser mais discutida em todo o país, nas Assembleias, Câmaras de Vereadores e com participação popular, e não começar no Senado.
“Começando pelo Senado a PEC do fim das coligações prejudicará apenas os partidos pequenos e consequentemente beneficiará os partidos grandes. Não havendo coligações os partidos pequenos terão que ter um número elevado de candidatos”, disse.
“Sou a favor do pluripartidarismo, como fica a questão da legendas pequenas, só ficariam as grandes? Então, no meu entendimento, isso é uma preocupação que deveria está sendo amplamente discutida”, acrescentou.
O deputado disse também esperar que a PEC seja mudada durante apreciação na Câmara dos Deputados.
Cláusula de desempenho
A PEC prevê também a criação de uma cláusula de desempenho eleitoral para os partidos. Neste ponto, Janduhy disse ser favorável a Proposta por entender que evita que os partidos sejam criados apenas com interesses pessoais e sirvam de legenda de alugueis.
MaisPB
Wolney Queiroz - 16/07/2025