João Pessoa, 26 de julho de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
furtos e pichações

CG gasta R$ 10 mil por mês para reparar danos em placas de sinalização

Comentários: 0
publicado em 26/07/2016 ás 14h40
atualizado em 26/07/2016 ás 14h42

A Superintendência de Trânsito e Transportes, que gasta cerca de R$ 10 mil por mês para repor as sinalizações em diversos pontos de Campina Grande que são alvo de furto e pichações.

Na tarde da segunda-feira (25) o superintendente da STTP, Félix Neto, esteve na Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, onde apresentou ao promotor Alírio Batista relatório que mostra o crescente número de placas que foram furtadas, e danificadas através de pichações nos últimos meses na cidade.

De acordo com o dirigente da STTP, pelo menos 10 placas de trânsito precisam ser repostas mensalmente. Há furtos no Centro, mas, as maiores incidências são nos bairros, como no José Pinheiro onde está sendo implantado um projeto de binário. “Além de ser uma despesa inútil aos cofres públicos, essa pichação e o furto de placas só atrapalha nosso trabalho, impedindo a execução de novos projetos em função do tempo gasto com as reposições, e sem contar com o perigo que os motoristas sentem sem a sinalização devida na via”, disse Félix na promotoria.

A onda crescente de vandalismo à sinalização de trânsito também já foi comunicada a autoridade policial, onde a STTP solicitou providencias para identificação e responsabilizar criminalmente quem comete tal depredação ao patrimônio público.

Semáforos e abrigos de ônibus também são alvos – Em 2016, o vandalismo em sinaleiras também foi registrada pela STTP e, infelizmente, pode estar voltando a acontecer. Além das placas de sinalização, semáforos para pedestres são alvos de vândalos e de usuários de drogas, que se interessam pelos componentes que formam os equipamentos. Fiação roubada, postes e controladores danificados. Infelizmente não são raros os atos de vandalismo contra os semáforos da cidade.

Já os abrigos e piquetes, instalados em pontos de ônibus não ficam livres da pichação. Os “rabiscos” feitos com tinta spray demonstram a falta de respeito ao patrimônio público, afirma o superintendente Félix Neto. “Há um esforço da prefeitura em oferecer uma condição mais digna aos usuários para esperarem pelo ônibus, mas o problema é acabar com o vandalismo, sabendo inclusive que muitos desses vândalos também usam esses abrigos. Começam com a pichação e depois vão passar a quebrar”, disse o dirigente.

Campanha – Uma campanha de conscientização para combater a depredação a sinalização, e equipamentos públicos, será a nova estratégia a ser utilizada pela STTP para conscientizar a população sobre o tamanho do prejuízo que os atos constantes de vandalismo contra espaços e equipamentos públicos causam.

Denúncias – Para relatar furtos de placas de trânsito e semáforos, bata ligar para o número 3341.1517. A denúncia pode ser anônima. De acordo com o Código Penal, danos ao patrimônio público podem acarretar detenção de um a seis meses ou multa.

MaisPB com Codecom

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x