João Pessoa, 08 de agosto de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
prefeito andré coutinho

Cabedelo cobra triplicação da BR-230 e quer volta de parceria com a Petrobras

Comentários: 0
publicado em 08/08/2025 ás 14h28
atualizado em 08/08/2025 ás 15h30
Foto: Prefeito André Coutinho

O prefeito de Cabedelo, André Coutinho, lançou, durante coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (08), dois projetos voltados para economia do município: o Pacto pelo Porto, pela volta ativa das operações da Petrobras no município; e o Destrava BR-230, iniciativa que cobra urgência na conclusão das obras de triplicação da rodovia federal que corta a cidade.

“Nós também estamos trabalhando com a bancada federal para trazer investimento, mas para trazer para a nossa realidade, que hoje, com essa precisão, é que a Petrobras volte. Para que a gente possa ter saúde, estrutura, educação, para que a gente possa ter o volume de recursos que a cidade já tem”, declarou.

Em entrevista, ele ainda revelou que negocia com duas redes hotelerias para implantação de novos hotéis em Cabedelo.

“Duas redes de hotel de fora estão querendo se instalar aqui na cidade de Cabedelo. O turismo também é um ponto forte nosso, então, sou agradecido a todos que devolveram o seu investimento na questão de hotelaria aqui na cidade de Cabedelo”, disse André.

Pacto pelo Porto

A redução das atividades da Petrobras no porto local foi um duro golpe para a economia do município e para centenas de trabalhadores diretos e indiretos. Diante disso, o prefeito André Coutinho está tomando a frente do movimento que exige a retomada da presença da estatal, com investimentos, geração de empregos e desenvolvimento logístico.

Para se ter uma ideia, com a retirada das atividades da Petrobras do Porto de Cabedelo, o município apresentou uma queda de quase 50% em seu orçamento (de 9,20% em 2021 para 4,81% em 2025), o que representa uma perda R$ 120 milhões aos cofres públicos.

“O Pacto pelo Porto é uma articulação direta com a Petrobras para o retorno das operações da estatal no município. Após diversas tratativas, conseguimos avançar no diálogo para reativar a emissão de notas fiscais em Cabedelo, o que representa a recuperação de mais de 100 milhões de reais em ICMS que o município vinha perdendo anualmente. Isso é mais emprego, mais receita e mais desenvolvimento para nossa cidade. Cabedelo não vai mais assistir de braços cruzados à fuga de investimentos e ao apagamento de sua importância no cenário nacional. Vamos lutar com todas as forças pelo retorno ativo da Petrobras ao nosso Porto.

Reconhecemos, nessa luta, o trabalho do Porto, da nossa bancada federal e do governo do estado, que estão sendo nossos parceiros nessa empreitada e esperamos, juntos, resolver essa pauta, que é de interesse de toda a Paraíba”, disse o prefeito, que ainda anunciou que, em decorrência de sua reunião com a Petrobras no Rio de Janeiro, será agendada uma mobilização da estatal junto à bancada federal paraibana.

Destrava BR-230

Outro tema central da agenda do prefeito em Brasília foi a obra de triplicação da BR-230, que se arrasta há anos, trazendo prejuízos diários à população. André foi direto ao DNIT cobrar providências imediatas para o avanço da obra, além de exigir sinalização adequada, iluminação pública e medidas urgentes de segurança, diante dos constantes acidentes registrados no trecho que corta Cabedelo.

“Essa obra já se arrasta há quase 9 anos (as intervenções tiveram início em março de 2017) e virou um símbolo da lentidão do poder público. Enquanto isso, comerciantes perdem vendas, trabalhadores enfrentam engarrafamentos, e vidas continuam sendo colocadas em risco. E é por isso que estamos tomando a frente desse processo: para pressionar, cobrar e, se preciso for, denunciar o descaso com a nossa cidade”, disse.

“Trata-se de uma cobrança firme junto ao DNIT para garantir o andamento da obra de triplicação da BR- 230. É uma intervenção essencial para a mobilidade urbana da nossa região. Estivemos pessoalmente em Brasília, cobrando celeridade, e já temos confirmada a visita do diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão, a Cabedelo. Ele virá para acompanhar de perto a situação da obra e reafirmar o compromisso com sua conclusão”, concluiu André.

Veja vídeo 

MaisPB