João Pessoa, 19 de maio de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

UNIESP lança campanha ‘Arraiá da Alegria’  em prol do Abrigo AMEM

Comentários: 0
publicado em 19/05/2025 ás 15h43

 

Kubitschek Pinheiro MaisPB

Já foi dada a largada da campanha promovida pelo UNIESP ‘Arraiá da Alegria’ em prol do Abrigo AMEM, localizado na estrada de Cabedelo. À campanha junina “Arraiá da Alegria: Espalhando Amor com Cheirinho de Solidariedade!”, é mais uma ação social que tem como objetivo arrecadar produtos de limpeza e de higiene pessoal para os idosos acolhidos pelo Abrigo AMEM, instituição localizada em Cabedelo. A campanha segue até o dia 13 de junho, com ponto de arrecadação no Hall do Bloco Central da instituição. Essa não é a primeira vez que o UNIESP faz campanha em beneficio do abrigo AMEM.

O período de arrecadação vai até o 13 de junho e o ponto de coleta será no Hall do Bloco Central – UNIESP Centro Universitário. As doações também podem ser realizadas através do PIX da AMEM: CNPJ 08.976.383/0001-40

A entrega dos donativos será realizada no dia 17 de junho, às 14h, no próprio Abrigo AMEM, levando além de itens essenciais, um pouco de carinho e atenção aos idosos assistidos pela instituição.

Segundo o professor Céicero Lacerda, já aconteceram várias campanhas destinadas ao AMEM. “Antes da pandemia da COVID-19, tínhamos um programa de saúde e qualidade de vida do idoso formado por cinco projetos de extensão com os cursos da área de saúde: Odontologia, Nutrição, Fisioterapia, Psicologia e Educação física. Cada curso realizava um atendimento por semana dentre as suas especialidades e nas datas comemorativas como dia das mães, festa junina, dia dos pais e no natal sempre fazíamos campanhas de arrecadação e no momento da entrega era realizada uma confraternização com os idosos.  Paramos no período da Pandemia e recomeçamos no ano passado quando realizamos o dia das mães. Este ano estamos dando continuidade com a festa junina”, registra.

Entre os itens solicitados para doação estão shampoo, colônia, fraldas geriátricas, desodorante aerosol, lenços umedecidos, papel toalha, sabão líquido e em barra para roupas e desinfetante. Toda a comunidade acadêmica está convidada a participar e contribuir com a iniciativa, que reforça o compromisso social do UNIESP com a promoção da dignidade e do cuidado com os mais vulneráveis.

Esses produtos de higiene pessoal e limpeza dos espaços do AMEM, lembra Cícero Lacerda, são prioridades. “Esses produtos são sempre prioridades, pois são usados com maior frequência, visto que o espaço prima pela higiene e o bem estar dos idosos”, revela

Para o professor Cícero  Lacerda, promover uma festa junina com os idosos mexe com seu emocional, “porque é uma oportunidade de ver a alegria deles ao reviverem tradições, músicas e danças que marcaram suas vidas. É emocionante perceber como momentos simples podem despertar memórias afetivas e trazer um brilho especial no olhar. Ver a alegria deles com algo tão simples como uma festa junina me fez pensar no quanto pequenas atitudes podem fazer a diferença. Isso me toca e me faz valorizar ainda mais o convívio com eles, além de reforçar o quanto o carinho e a atenção são essenciais em qualquer fase da vida”.

Alunos, professores e o público

.

As pessoas podem ajudar de várias formas. Os alunos, de acordo com o professor Cícero Lacerda,  podem se mobilizar entre as turmas para arrecadar produtos de higiene, Desinfetante, Sabão liquido para roupa, Sabão em pedra para lavar roupa, Shampoo, Colônia, Desodorante  aerossol, Lenço umedecido, Papel toalha, Fraldas EG. Os professores podem apoiar divulgando a ação nas salas e incentivando a participação e arrecadando. Já o público externo pode contribuir doando também, compartilhando a campanha nas redes sociais e ajudando a alcançar mais

.

História do AMEM

Fundado em 1971, o Abrigo AMEM é uma casa de longa permanência que acolhe atualmente 33 idosos em situação de vulnerabilidade social, com idades entre 65 e 99 anos. A instituição conta com uma equipe dedicada de 26 profissionais e atende pessoas que, em sua maioria, não possuem apoio familiar ou condições de manter uma vida autônoma.

Dona Creusa Pires foi uma das fundadoras do Amém, uma instituição que, em 2025, completa 54 anos de dedicação ao cuidado de idosos de Cabedelo e da Grande João Pessoa. Ao longo dessas décadas, o abrigo tem enfrentado desafios, como a necessidade contínua de recursos para manter e melhorar suas instalações, garantir alimentação adequada, cuidados médicos e atividades que promovam o bem-estar dos residentes.

Atualmente, desde janeiro de 2022, a Amém está sob a responsabilidade da Comunidade Filhos da Misericórdia, que tem a frente o Pe. George Batista Filho, continuando a ser um espaço destinado para acolher idosos que vivem em estado de total vulnerabilidade social.

A instituição vive exclusivamente da providência de Deus e conta com o apoio da comunidade, de voluntários e de campanhas de arrecadação, a fim de suprir suas necessidades

Serviço
 Campanha: Arraiá da Alegria: Espalhando Amor com Cheirinho de Solidariedade!
Período de arrecadação: até 13 de junho
Ponto de coleta: Hall do Bloco Central – UNIESP Centro Universitário
Entrega dos donativos: 17 de junho, às 14h
Instituição beneficiada: Abrigo AMEM – Cabedelo (PB)