João Pessoa, 01 de maio de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Eu não tenho tremores nas mãos, nem meu vizinho Ulisses. Somos dois trabalhadores, no sentido literal da expressão – “pais de família”. Ulisses nunca vai conhecer o personagem Ulisses do romance do escritor irlandês James Joyce, e com certeza não está nem aí. Certo ele, já que raras pessoas no mundo conseguiram ler ou entender Ulisses.
A gente treme noutro sentido. Tipo assim: “estou me tremendo” e a moça perguntando: “por que, o queijo de manteiga lhe fez mal?” Mal que nada.
Eu sei que a medida do possível é o impossível. Nunca mais Tergiversei. Sou fã de Ulisses, ele trabalha dia e noite consertando carros e pneus furados, e não tem boquinha, acorda cedo que nem eu, que vou caminhar de madrugada, e ele tirando os pregos dos pneus. E o tira o carro do prego, viu?
Nunca vi alguém tão na moral. Ontem ele estava nu da cintura pra cima, falando ao celular com Dona Maricotinha, uma fã que ele tem em Mangabeira. Coisas da vida alheia.
Ulisses manda ver nos pneus até quando nunca se esgota o ditado sertanejo, – que tal mulher macia, é muita areia para seu caminhão. Sim. ele tem um caminhão. Mas se é dos carecas que elas gostam mais, está justificado seu oficio.
Os paradoxos da vida vão até quando não suportarmos as atrocidades de um país cheio de trabalhadores fodidos ganhando o mínimo salário.
Eu sou do tempo do professor Pardal, Ulisses é filho de Seu Luiz que era dono da Rua Paulino Pinto, onde moramos aqui no Cabo Branco. Imagina quantos anos temos, eu, Ulisses, Joyce e Dona Tonha, a cônjuge dele.
Pois bem, a questão é: “Ocupe a Utopia. Desocupe a Apatia. Preocupe a Entropia. e Culpe a Idolatria” Pia!…” benza Deus…
Ulisses não acorda para pensar na Utopia Concreta do Pneu Furado, que segundo Paulo Freire, através dos letramentos sóciohistóricos em círculos de cultura se dessiparam, talvez tarefa impensável no país dos que não querem trabalhar iludidos pelo bolsa familia, bolsa viuva, bolsa peniqueira, auxilio gás, auxilio cerveja e tudo mais. Aliás, que tudo mais vá para o inferno bandidos e ladrões elegantes, que não dão um prego numa barra de sabão.
.Ah! Ulisses teve um Urubu chamada Alice Culpa, que morreu na pandemia.
Salve Ulisses, o trabalho honesto
Kapetadas
1 – Sou devoto de Santa Serotonina
2 – Ideias de adesivos para carros: “Jesus te ama, mas eu não”
* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB
MOBILIDADE URBANA - 30/04/2025