João Pessoa, 10 de maio de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
risco de acidentes

Semob vai apreender bicicletas elétricas irregulares na orla de João Pessoa

Comentários: 0
publicado em 10/05/2023 às 19h01
atualizado em 11/05/2023 às 06h27

A orla das praias de João Pessoa é um dos principais pontos turísticos da capital e entre as tantas atividades no local, está o aluguel de bicicletas comuns ou elétricas. Mas a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) encontrou um problema nas motorizadas e alertou os comerciantes durante uma fiscalização no Largo do Tambaú a evitar um componente que pode colocar vidas em risco.

Em entrevista ao programa Hora H, da Rede Mais Rádios, o diretor de operações da Semob-JP, Sanderson Cesário, explicou que a fiscalização visa coibir o uso de um dispositivo que aumenta a velocidade das bicicletas elétricas, que são permitidas nas ciclovias da capital, mas não as adulteradas.

“O que está ocorrendo: lá na orla, nós temos bicicletas elétricas que podem circular nas ciclovias e ciclofaixas. Porém, nós verificamos na fiscalização de ontem que houve uma adulteração desses veículos. Foi acrescentado o acelerador e suprimido espelhos retrovisores, itens e equipamentos obrigatórios, conforme a resolução”, disse o diretor.

“Os comerciantes foram notificados que a Semob está com fiscalização a partir de hoje. Se for identificado um veículo com um dispositivo de aceleração, ao qual a resolução não permite, esse veículo vai ser removido ao pátio da Semob. Ele não pode circular pelas ciclovias e ciclofaixas da capital”, continuou.

O órgão se baseia na resolução 947/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que visa definir onde veículos elétricos podem ou não circular pelas ruas. Mas neste mês de maio também é comemorado o “Maio Amarelo”, mês de conscientização dos acidentes de trânsito, onde a Semob deve fazer trabalhos educativos com a população. A expectativa é que as denúncias de acidentes na orla diminuam.

Motos elétricas podem circular nas ciclovias?

O diretor Sanderson Cesário também explicou a diferença entre bicicletas e motos elétricas. No caso das ciclovias, as motocicletas não são permitidas, pois elas são um degrau acima de uma bicicleta, até mesmo das adulteradas. Portanto, elas são apenas permitidas em vias públicas, ao lado dos carros e das motos comuns.

“Motos elétricas são equipamentos que têm uma velocidade acima de 25km/h, possui o acelerador e tem uma bateria acima de 350W. Então, esses veículos têm que andar nas vias públicas como uma motocicleta comum. Dotado de capacete, condutor acima de 18 anos, habilitação e registro no Detran”, pontuou Sanderson.

Leonardo Abrantes – MaisPB

Leia Também