João Pessoa, 26 de outubro de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista paraibano, sertanejo que migrou para a capital em 1975. Começou a carreira  no final da década de 70 escrevendo no Jornal O Norte, depois O Momento e Correio da Paraíba. Trabalha da redação de comunicação do TJPB e mantém uma coluna aos domingos no jornal A União. Vive cercado de livros, filmes e discos. É casado com a chef Francis Córdula e pai de Vítor. E-mail: [email protected]

Milton Nascimento, 80

Comentários: 0
publicado em 26/10/2022 às 15h58
atualizado em 26/10/2022 às 13h03

Foto Marcos Hermes

Não é fácil escrever sobre Milton Nascimento, “a voz de Deus”. como definiu Elis Regina. Para muitos, para tantos, o maior artista brasileiro. Afinal, nenhum outro recebeu a essa definição, pronunciada por Elis.

Milton Nascimento nasceu há 80 anos no Rio de Janeiro e foi criado em Três Pontas, no interior de Minas Gerais, onde foi adotado após a morte da mãe, vítima de tuberculose quando ele tinha apenas dois anos de idade.

Ainda menino, começaram a lhe chamar de “Bituca”, em razão das manhas que fazia quando contrariado. Uma pessoa como Milton Nascimento não deveria jamais ser contrariada.

A música brasileira ganhou muito com a voz de Milton Nascimento, a melodia também, algo que vem da mãe, que estudou com o maestro Heitor Villa-Lobos.

Aos quatro anos de idade, Milton ganhou a sua primeira sanfona, e, aos 13, já cantava em conjuntos Nos Bailes da Vida.

Milton é beleza, é alegria, é horizonte, acordar e adormecer, o mar, um sonho, um gole de água, um beijo, coração, mão, cabeça, tudo que é belo perante a vida.

Em “A Feminina Voz do Cantor”, do disco Pietá, ele canta nos versos iniciais: “Minha mãe que falou, Minha voz vem da mulher, Minha voz veio de lá, de quem me gerou, Quem explica o cantor, Quem entende essa voz,Sem as vozes que ele traz do interior? Sem as vozes que ele ouviu,Quando era aprendiz, Como pode sua voz ser uma Elis”.

Não é fácil escrever sobre Milton Nascimento.

Entrevista – No próximo sábado, nossa entrevistada do MaisPB, é a jornalista e escritora Maria Dolores, autora da biografia  “Travessia” – a vida de Milton nascimento” , que chega a sua 5ª edição, com selo da Editora Record

Escute Milton aquiA Feminina Voz do Cantor – Milton Nascimento – LETRAS.MUS.BR

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também