João Pessoa, 15 de junho de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
QUEDA DE BRAÇO COM GOVERNOS

Bolsonaro vai ao STF contra política do ICMS para combustíveis praticada na PB

Comentários: 0
publicado em 15/06/2022 às 17h05
atualizado em 15/06/2022 às 16h07

O presidente Jair Bolsonaro acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) para que seja declarada a inconstitucionalidade de leis complementares que fixaram as alíquotas do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) que incide sobre operações de combustíveis na Paraíba e outros estados, além do Distrito Federal. A ação foi assinada por Bolsonaro e pelo Advogado-geral da União, Bruno Bianco.

O governo quer invalidar leis que tratam sobre o tema. Bolsonaro defende que os governos diminuam o valor de imposto e prometeu uma compensação através de uma Proposta de Emenda a Constituição (PEC) que tramita no Congresso Nacional. Os governadores veem com desconfiança, pois garante que o Governo Federal até o momento ainda não apontou de onde vem os recursos para a compensação.

Na ação, o governo apresenta números que demonstram que em diversos estados a alíquota da tributação de combustíveis como a gasolina chega a ser quase o dobro da alíquota geral e afirma que isso impacta diretamente na inflação, atingindo os mais pobres.

Portanto, na ação, o governo pede que sejam declaradas inconstitucionais todas as normas impugnadas limitando a alíquota do ICMS incidente sobre combustíveis àquela prevista para as operações em geral, em cada ente da federação.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Último dia para regularizar título de eleitor registra longas filas em João Pessoa

ELEIÇÕES 2024 - 08/05/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas