João Pessoa, 06 de janeiro de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Design de Interiores do Uniesp completa dez anos, com 450 profissionais no mercado

Comentários: 0
publicado em 06/01/2022 às 09h36

Kubitschek Pinheiro MaisPB

O curso de Design de Interiores do Centro Universitário Uniesp, neste ano chega a dez anos, tendo sido o primeiro implantado nas instituições privadas na Paraíba, formando profissionais atualizados com as tecnologias e tendências sociais e culturais dos espaços internos, certificando-os a elaborar projetos, executar e acompanhar obras na área. Além disso, a disponibilidade de eventos e parcerias realizados pelo curso oferece a oportunidade de imersão em um mundo acadêmico criativo-científico, universo do design.

Mercado de Trabalho  – O campo de trabalho deste profissional é composto por escritórios de design de interiores e de arquitetura, lojas de móveis modulados e projetados, lojas de objetos de decoração e acessórios, escritórios de projetos de iluminação, de cenografia, de paisagismo, entre outros. Ou seja, o que mais temos em nosso Estado. Além disso, a área acadêmica é estimulada e aprofundada pelo curso e por docentes, por meio de metodologias de design, que visam o bom entendimento dos alunos com relação ao futuro na área docente.

A atividade apresenta-se como um campo profissional promissor que visa promover, através do conhecimento de teorias e práticas (estética, conforto ambiental, tecnologias, materiais construtivos, etc.), uma ocupação dos espaços arquitetônicos de maneira a otimizar os aspectos funcionais, ergonômicos e de conforto e segurança, em consonância com as atividades desenvolvidas pelo usuário.

O MaisPB conversou com a coordenadora Larissa Santos, que tem doutorando em Design pelo PPGDesign da UFPE e Designer de Interiores pelo Instituto Federal da Paraíba (2009) e também é mestre em Engenharia de Produção pela UFRN. Atualmente é professora/pesquisadora no Laboratório de Acessibilidade e Ergonomia [LACERGO/UNIESP], no Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal de Pernambuco – PPGDesign/UFPE e no Laboratório de Acessibilidade – LACESSE/UFPB.

Além de coordenar o curso de graduação em Design de Interiores do UNIESP e nas pós-graduações em Design e Inovação de Interiores; e Paisagismo Integrado à Arquitetura e ao Design de Interiores, ambos no UNIESP Centro Universitário, Larissa Nascimento dos Santos. possui experiência nas áreas de Acessibilidade e Ergonomia com ênfase no Projeto de Interiores Centrado no Usuário. Atual Coordenadora Acadêmica regional da Associação Brasileira de Designers de Interiores – ABD.

MaisPB– Desde quanto tempo, você está à frente do Curso de Design de Interiores do Uniesp?

Larissa Santos – Atuo como professora no curso desde 2013 e como coordenadora estou desde 2017.

MaisPB – O Curso existe há muitos anos, né?

Larissa Santos – Sim, nosso curso foi o primeiro implantado entre as instituições privadas na Paraíba, completando 10 anos neste ano de 2022.

MaisPB –  O Curso forma profissionais junto as tecnologias e tendências sejam sociais e culturais. Vamos falar sobre isso?

Larissa Santos – Nosso curso passou por diversas transformações em sua matriz curricular ao longo dos anos, promovidas por anseios de crescimento e valorização da profissão de designer de interiores. Para isso, buscamos não somente a valorização da técnica, mas também do pensamento crítico, das ações de responsabilidade social e do alcance de uma sociedade que se vê cada dia mais necessitada de ambientes que acolham suas atividades, de lazer ou trabalho, proporcionando conforto e felicidade. Essa atuação está além da estética e é muito bem realizada pelos designers de interiores.

MaisPB  – Muito avançada, a graduação de Design de Interiores ultrapassa fronteiras com seu potencial. Como você analisa essa evolução?

Larissa Santos – A profissão e as graduações em design de interiores ainda são consideradas jovens pelo tempo de existência, ao mesmo tempo observamos nesse curto período uma evolução para áreas não imaginadas há 10 anos. Hoje design de interiores se consolida por sua capacidade de ser interdisciplinar, consumindo fontes necessárias para o entendimento as pessoas que irão habitar os espaços, não apenas os materiais que serão utilizados para fazê-lo. Vemos a necessidade de estudos aprofundados em áreas como a psicologia e a neurociência, revelando a alta potencialidade dessa profissão e como ainda temos oportunidade de crescer.

MaisPB  – Tem ideia de quantos profissionais o Uniesp já colocou no mercado de trabalho?

Larissa Santos – Estimamos cerca de 450 profissionais designers de interiores pelo UNIESP.

MaisPB  – Como é perfil do aluno de Design de Interiores?

Larissa Santos – O curso tem uma particularidade interessante de acolher alunos de diversos perfis. Desde os recém chegados do ensino médio até os mais experientes buscando uma profissão com a qual se identificam. Hoje podemos dizer que uma grande parte dos nossos alunos procuram uma segunda profissão com o nosso curso, realizando finalmente o sonho que tinham e que antes não faziam por procurar profissões mais tradicionais.

MaisPB  – Vocês promovem palestras, seminários, sempre buscando mais conhecimentos para os alunos?

Larissa Santos  – Sim. Valorizamos muito o conhecimento além da sala de aula, por isso buscamos sempre promover eventos científicos e práticos em nossa área. Como sempre tivemos carência de eventos voltados apenas para design de interiores, o UNIESP se orgulha em despontar com a Semana do Design de interiores, o Pocket Design, INOVA, palestras e seminários que valorizam e agregam a nossa profissão.

MaisPB – O curso tem de laboratórios?

Larissa Santos –  Nossa estrutura está sempre atualizada e hoje contamos com salas de aula e laboratórios novos e específicos para nossas demandas de ensino. Além do laboratório de informática, possuímos laboratórios de desenho, conforto ambiental, acessibilidade ateliê de projetos e laboratório de plástica.

MaisPB – O curso é formado por mais homens ou mulheres?

Larissa Santos  – O curso sempre teve uma procura maior de mulheres, mas isso vem mudando a medida em que os homens percebem o potencial da profissão.

MaisPB – Novidades para 2022?

Larissa Santos  – Sim! Fechamos parcerias com mais empresas que absorvem nossos alunos no mercado de trabalho. Iremos trazer um evento Nacional para nossa instituição e ainda teremos nossos alunos atuando com a realidade prática da prototipagem de móveis e objetos em oficina especializada e parceira do nosso curso. 2022 promete!

Leia Também

MaisTV

Hugo Motta retira projeto para ampliar discussão na Câmara

VÍDEO - 09/05/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas