João Pessoa, 01 de outubro de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
EDUCAÇÃO

Há 19 anos, curso de Direito do Uniesp coloca bons profissionais no mercado de trabalho

Comentários: 0
publicado em 01/10/2021 às 09h55

Kubitschek Pinheiro MaisPB

O Curso de Direito do Centro Universitário Uniesp está completando 19 anos, com aulas de manhã e noite, tendo conceito 5 conferido pelo MEC e já colocou centenas de profissionais no mercado, ou seja, cerca de 80 turmas. O potencial do curso de Direito do Uniesp, encontra-se na constante busca pela excelência no ensino jurídico, procurando sempre oferecer a melhor formação ao profissional do Direito, contribuindo para desenvolvimento social e econômico da região, através de uma proposta pedagógica inovadora.

O MaisPB conversou com o professor e coordenador, José Carlos Ferreira da Luz, Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2003) e a graduação em Bacharelado em Ciências Jurídicas Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (1997). O professor José Carlos ingressou na instituição em 2003 e em setembro de 2008 assumiu a coordenadoria. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito. Ele veste a camisa #SouMaisUniesp.

MaisPB – O curso de Direito do Uniesp tem seu potencial elevado. Ao que o senhor atribui esse conceito diante da comunidade universitária?

José Carlos – O curso de direito do Uniesp tornou-se referência no ensino jurídico da Paraíba em razão da qualidade do ensino oferecido. O corpo docente é academicamente qualificado. Os professores são profissionais reconhecidos por suas atuações nas diversas carreiras jurídicas. A satisfação dos nossos professores com o magistério e o curso reflete-se nos seus tempos de serviço, pois têm em média mais de 8 anos dedicados ao ensino no curso de direito do Uniesp. Merece destaque também o bom desempenho de nossos egressos nos exames de ordem e a sua inserção no mercado de trabalho.

MaisPB – O Uniesp tem convênios com o Poder Judiciário – poderia detalhar sobre esse tema e da importância desse trabalho?

José Carlos – Temos uma parceria com o Tribunal de Justiça da Paraíba desde o ano de 2008 quando instalamos a primeira Câmara de Conciliação e Mediação, hoje, Centro de Conciliação e Mediação, iniciativa na época de vanguarda como um dos primeiros espaços dedicados a essa nova fórmula de resolução de conflitos. Hoje essa parceria está ampliada com a atuação do Curso de Direito do UNIESP nos CEJUSCs e Centros de Conciliação e Mediação dos fóruns Cíveis de João Pessoa e Cabedelo, bem como no Centro de Conciliação e Mediação da Zona Norte.

MaisPB– Temos outras parcerias formadas entre o curso de Direito do Uniesp e outros segmentos?

José Carlos – Sim. Com Entidades Públicas, escritórios de advocacia, entre outros. Devemos destacar a ampliação da parceria com a Defensoria Pública e TJPB cujo convênio deverá ser assinado nos próximos dias.

MaisPB – Os professores do Curso de Direito do Uniesp – a sua maioria têm mestrado ou doutorado?

José Carlos – 90% dos docentes do curso de direito são mestres ou doutores

MaisPB – Como andam os eventos, seminários, debates, jornadas?

José Carlos – O Curso de Direito do UNIESP realiza eventos para os seus alunos (palestras, seminários, entre outros) trazendo palestrantes com atuação profissional no âmbito local, nacional e internacional. Semestralmente realizamos eventos de grande repercussão, no semestre passado, por exemplo, realizamos um seminário internacional com o apoio do Núcleo de Internacionalização do UNIESP

MaisPB – Temos alguma novidade a ser realizada?

José Carlos – Agora em outubro teremos mais um INOVA, evento grandioso realizado anualmente que é referência na nossa cidade, onde a participação do curso de Direito é sempre um destaque.

MaisPB – Como o Curso de Direito de Uniesp avançou nessa pandemia?

José Carlos – As dificuldades iniciais foram superadas e conseguimos oferecer um ensino remoto sem comprometer a qualidade do ensino presencial impossibilitado pela pandemia.
A migração para o retorno ao ensino presencial está sendo feita de forma gradativa, cumprindo todos os protocolos exigidos e esperamos que no próximo semestre letivo possamos ter de volta o velho normal.

MaisPB – Como o senhor avalia a gestão da reitora Erika Marques?

José Carlos – O trabalho da reitora, da professora Erika Marques, foi inovador. De fato, depois da chegada dela no Uniesp, aconteceu uma revolução na gestão e na Instituição. O crescimento foi muito grande, tanto que nós saímos de uma faculdade e hoje somos um Centro Universitário. Todo essa evolução do trabalho da professora Erika se traduz no reconhecimento que se tornou o Uniesp, pela comunidade acadêmica, por todos na cidade de João Pessoa, Cabedelo e a Paraíba como um todo, pois, o próprio Uniesp que é uma referência hoje, graças a esse trabalho desenvolvido pela nossa reitora e equipe.

Leia Também