João Pessoa, 03 de setembro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
sarampo e polio

João Pessoa não atinge meta de vacinação de crianças

Comentários: 0
publicado em 03/09/2018 às 06h18
atualizado em 03/09/2018 às 07h48
Foto: Ricardo Puppe/Secom Pb

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) estendeu a Campanha de Vacinação contra poliomielite e sarampo e realizou dois dias de mobilização neste final de semana, encerrando, neste domingo (2), com uma cobertura vacinal de 81%. Na Campanha, 35 mil crianças receberam as doses da vacina, mas a meta era de imunizar 95% do total de 42,6 mil crianças na faixa etária de um ano até menores de cinco anos de idade.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem alertado a população que tomar vacinas é a melhor maneira de se proteger de uma variedade de doenças graves e de suas complicações, que podem até levar à morte. Fernando Virgolino, chefe da seção de Imunização da SMS, explica que é importante que os pais compreendam qual é o papel das campanhas de vacinação e do comparecimento aos postos de saúde.

“Todas as Unidades de Saúde da Família estiveram abertas esse final de semana para garantir a assistência, além dos postos móveis e do Centro Municipal de Imunização. É um comprometimento do cuidado com a saúde das crianças que não devem ficar vulneráveis aos vírus que podem ser prevenidos com as vacinas”, disse Fernando.

Flávia da Costa, mãe da pequena Cecília de dois anos, falou orgulhosa que mantém atualizado o cartão de vacina dos filhos, obedecendo ao esquema vacinal. “Vacinar é proteger, é cuidar. Lamentavelmente observamos nos tempos de hoje os pais que, por algum motivo não vacinam seus filhos e nos depararmos com surtos de doenças que poderiam ser prevenidas e evitadas. Acredito sim que vacinar é uma das melhores formas de proteger”, ressaltou.

Leonardo Silva, pai da pequena Bianca de 1 ano e oito meses, também foi aos postos garantir que a filha estaria imunizada. “Ela estava bem gripadinha nesse mês e eu não sabia se poderia ou não vaciná-la. Como a campanha vai somente até este domingo, resolvi trazer o cartão de vacina. Aqui, os profissionais avaliaram e indicaram quais as vacinas ela deveria tomar como parte da campanha. Agora fico menos preocupado, principalmente por saber que a cidade do Recife, no estado vizinho à Paraíba, registrou casos de sarampo”, explicou.

“Os pais não devem se preocupar quanto à administração da vacina, pois toda vacina licenciada para uso passou antes por diversas fases de avaliação, garantindo sua segurança. Graças à vacinação, houve uma queda drástica na incidência de doenças que costumavam matar milhares de pessoas todos os anos até a metade do século passado a exemplo da coqueluche, sarampo, poliomielite e rubéola”, afirmou Fernando Virgolino.

MaisPB

Leia Também