João Pessoa, 03 de maio de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
na capital

SMS já imunizou mais de 50 mil pessoas contra a gripe

Comentários: 0
publicado em 03/05/2016 às 10h50
atualizado em 03/05/2016 às 07h52

Mais de 50 mil pessoas já foram imunizadas na campanha de vacinação contra a gripe em João Pessoa. Desse total, aproximadamente 30 mil doses da vacina foram aplicadas no ‘Dia D’, que aconteceu no último sábado (30). A campanha segue até o dia 20 de maio e os grupos considerados de risco devem procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua casa para tomar a dose.

No dia 13 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deu início à campanha imunizando apenas dois grupos de risco: as gestantes e trabalhadores da saúde. Desde o último dia 30, as vacinas estão sendo destinadas também às pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses até menores de cinco anos, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas e integrantes do sistema prisional.

A meta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é imunizar 124 mil pessoas, o que corresponde a 80% da população de 168 mil, considerada grupo de risco. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

“No último sábado estivemos com mais de 1.200 trabalhadores empenhados na vacinação, que aconteceu em 120 postos de referência. Mas as pessoas incluídas nos grupos considerados de risco e que ainda não foram imunizadas podem ficar tranquilas, pois até o dia 20 de maio podem procurar a USF em que são atendidas”, ressaltou Chiara Dantas, coordenadora do setor de Imunização da SMS.

Chiara destaca ainda que as pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Porém, esse grupo deverá apresentar uma prescrição médica que justifique a vacinação.

MaisPB

Leia Também