João Pessoa, 01 de março de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
conscientização

Lei garante debate sobre câncer de cólon e reto

Comentários: 0
publicado em 01/03/2018 às 09h11
atualizado em 01/03/2018 às 06h12

A Lei nº 11.016 institui a Semana Estadual de Combate e Prevenção ao Câncer de Cólon e Reto, a ser realizada anualmente, no âmbito do Estado da Paraíba, na 1ª semana do mês de março, passando a constar do calendário oficial de datas e eventos do Estado. A matéria é de autoria do deputado estadual Jutay Meneses (PR) e foi publicada no Diário Oficial do Estado com a sanção do Executivo.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima para este ano 36.360 novos casos da doença no Brasil, sendo 17.380 homens entre homens e 18.980 entre mulheres. Na Paraíba serão 320 novos casos, atingindo 140 homens e 180 mulheres. Aproximadamente 16 mil mortes por câncer colorretal são registradas por ano.

De acordo com Jutay, durante a semana Estadual de Combate e Prevenção ao Câncer do Cólon e Reto deverão ser realizadas, entre outras atividades, palestras e campanhas informativas, com o objetivo de alertar, educar e mobilizar a sociedade para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de intestino. O parlamentar utilizará as suas redes sociais para realizar uma campanha educativa, chamando atenção para o problema e a necessidade de um diagnóstico precoce.

O câncer colorretal abrange tumores que acometem um segmento do intestino grosso (o cólon) e o reto. É tratável e, na maioria dos casos, curável, ao ser detectado precocemente, quando ainda não se espalhou para outros órgãos. Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso. Uma maneira de prevenir o aparecimento dos tumores seria a detecção e a remoção dos pólipos antes de eles se tornarem malignos.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Hugo Motta retira projeto para ampliar discussão na Câmara

VÍDEO - 09/05/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas