João Pessoa, 19 de setembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NA PARAÍBA

Detran abre Semana Nacional de Trânsito com atividades

Comentários: 0
publicado em 19/09/2016 às 17h07

“Não há outra alternativa a não ser um trabalho efetivo de educação no trânsito, para que tenhamos uma prevenção maior contra acidentes nas vias públicas. Quero aqui transferir essa preocupação e convocar a todos para ser mais um por um trânsito mais seguro, a fim de diminuir essa chaga que acomete o Brasil, porque há 30 anos não tínhamos noção da gravidade desse problema que deixa mortos e sequelados sem precedentes”. A afirmação é do superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), Agamenon Vieira, durante a abertura da Semana Nacional de Trânsito no Estado, nesta segunda-feira (19), no pátio da autarquia.

Tomando como referência os quase 1,2 milhão de veículos na Paraíba, Agamenon Vieira destacou que, desse número, mais de 500 mil são de motocicletas, meio de transporte responsável pelo maior índice de acidentados no trânsito. Destacou a campanha recém-lançada pelo órgão, com o tema “Pior que desrespeitar a lei, é desrespeitar a vida”, promovida com o propósito de disseminar a necessidade do uso de capacete entre os condutores de motos.

“Queremos alcançar toda a sociedade civil, através de seus representantes, para que possamos diminuir esse índice alarmante registrado nas portas dos hospitais da Paraíba”, enfatizou Agamenon Vieira, acrescentando que, além das doenças cardiovasculares, a segunda maior causa de mortes no Estado é de acidentes no trânsito, numa proporção muito maior entre os motociclistas.

Destacou as ações desenvolvidas pela Divisão de Educação de Trânsito e pela Escola Pública de Trânsito, unidades do Detran-PB responsáveis pelos projetos que vêm desencadeando esse trabalho contínuo, e não somente durante esta semana comemorativa. Ainda durante o evento, o superintendente agradeceu a participação dos parceiros, através dos seus representantes, entre eles Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Exército Brasileiro, Departamento de Estradas e Rodagens, OngAndrae (Associação Nordestina de Resgate e Administração de Emergências), Secretaria de Saúde, Faculdade Maurício de Nassau e outros.

Durante a solenidade de abertura, os destaques ficaram por conta da apresentação da Banda de Música da Polícia Militar da Paraíba; desfiles de bandas de escolas públicas; lançamento do Projeto “Trânsito nas escolas: Pela via certa”; distribuição de comendas para gestores escolares, representantes das bandas de fanfarras e alunos do Colégio da Polícia Militar; apresentação do piloto profissional Halley Amorim e simulação de acidente de trânsito no estacionamento do Detran.

Programação – Até o próximo domingo (25), o Detran da Paraíba promoverá outras atividades em comemoração à Semana Nacional de Trânsito 2016, que tem como tema “Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”. Na véspera, houve uma ação de impacto no Busto de Tamandaré, com instalação de cemitério de cruzes na orla, apresentação da Banda de Música da Polícia Militar da Paraíba, toque de silêncio e balões, em memória às vítimas de acidentes de trânsito.

De acordo com a programação desenvolvida pela Divisão de Educação de Trânsitoe pela Escola Pública de Trânsito do Detran da Paraíba, diariamente serão realizadas várias atividades, com a finalidade de conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos para o alcance  de um ambiente favorável que garanta a segurança viária.

As comemorações também celebrarão os 4 anos da Operação Lei Seca no Estado, nesta quarta-feira  (21), sob a coordenação da Divisão de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-PB. Assim como os setores da educação, a unidade também tem sido responsável pela preservação de vidas.

MaisPB

Leia Também