João Pessoa, 28 de julho de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
programa hora h

Paraíba segue portaria e regulamenta câmeras corporais, diz secretário

Comentários: 0
publicado em 28/07/2025 ás 19h23
atualizado em 28/07/2025 ás 20h04
Foto: Programa Hora H

O secretário da Segurança e da Defesa Social da Paraíba (Sesds), Jean Nunes, anunciou nesta segunda-feira (28), durante participação no Programa Hora H da Rede Mais, gerado na Rádio POP 89.3 FM que o uso de câmeras corporais pelos agentes de segurança do estado já está regulamentado, seguindo as diretrizes da portaria do Ministério da Justiça. Ele ainda afirmou que as tropas da Paraíba “receberam bem” a inovação.

“No primeiro momento a gente sente uma boa aceitação da nossa tropa com relação aos equipamentos, porque o objetivo principal, e a gente diz isso com muita tranquilidade, é a proteção do policial. É demonstrar lisura a ação do policial, que muitas vezes é contestada na audiência, contestada publicamente em alguns momentos, e a gente tendo aquela segurança que já precisamos fazer uso dela, por exemplo a operação Lei Seca, a gente sabe que dá muito mais fidedignidade à aquela ação”, explicou.

Ele destacou ainda que, conforme as operações avançam, o sistema permitirá identificar e coibir eventuais tentativas de burlar ou dificultar o uso das câmeras, com procedimentos instaurados para garantir respostas eficazes.

“O uso do equipamento está sendo regulamentado, a gente já finalizou a regulamentação do uso dos equipamentos, alinhado de acordo com a portaria do Ministério da Justiça, que trata também dessa forma desse uso, e evidentemente, que à medida que a gente for implementando as operações e o uso, a gente vai conseguindo identificar alguma tentativa de burlar ou de pelo menos tentar embaraçar o uso, e evidentemente os procedimentos são instaurados para que possa ser dada resposta”, relatou.

De acordo com Jean Nunes, já foram adquiridas 500 câmeras corporais que serão distribuídas entre as forças de segurança da Paraíba: Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Detran. Além disso, a Paraíba foi contemplada em um edital do Ministério da Justiça para aquisição de mais 450 equipamentos exclusivamente para a Polícia Militar.

Jean Nunes informou ainda que as câmeras corporais foram utilizadas durante as festas de São João nas cidades de João Pessoa e Campina Grande, com resultados positivos.

“Essas ações, acompanhadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), possibilitam que os policiais tenham apoio imediato, seja acionando a câmera para pedir reforço ou para que o atendente do CICC possa monitorar a situação em tempo real”, explicou.

MaisPB