João Pessoa, 27 de agosto de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
dia nacional

Governo inicia ações para o dia de combate ao fumo

Comentários: 0
publicado em 27/08/2016 às 11h01

O Governo do Estado iniciou as ações alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto. Nessa sexta-feira (26), alunos do 4º ao 8º ano do Colégio HBE, no Bairro dos Estados, receberam uma equipe de médicos da Associação Médica da Paraíba e do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (NDANTS) da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que realizaram avalição de asma. A ação tem por objetivo detectar alunos portadores de asma em ambiente Escolar da Rede Privada, em comparativo com trabalho realizado em 2015, bem como orientar e encaminhar para tratamento adequado.

Segundo a chefe do NDANTS, Gerlane Carvalho, previamente as crianças receberam um questionário e um termo de autorização para ser assinado pelos pais ou responsáveis. Então a equipe médica veio até o colégio para realizar uma avaliação para detectar o número de asmáticos. “Normalmente, as pessoas confundem asma com alergia, e isso é perigoso. É muito comum nas escolas observamos crianças dizendo que estão com crise alérgica, e às vezes a criança é asmática e não está sendo tratada adequadamente. Por isso estamos aqui trabalhando a prevenção da asma, avaliando essas crianças, tanto a capacidade respiratória quanto o que foi respondido pelos pais no questionário, pois é muito importante que se detecte a criança asmática, para que ela possa ser devidamente acompanhada, evitando assim que sofra com sintomas e crises”, disse.

Aproximadamente 180 alunos entregaram os questionários respondidos. Gerlane lembrou ainda que além do trabalho preventivo da asma, a ação aborda também a questão de ambientes, pois em muitos lares crianças alérgicas ou asmáticas vivem com pais ou familiares que fumam. “As crianças que forem diagnosticadas com asma é orientada, a escola entra em contato com os pais, para evitar até uma evasão escolar por causa da doença. A asma é algo sério e merece uma importância e cuidado”, explicou Gerlane.

Em 2015 o trabalho foi realizado em escolas públicas. De acordo com a médica coordenadora da ação, Maria Lenita de Oliveira, 12% das crianças apresentaram um diagnóstico de asma e 47% apresentaram um quadro sugestivo de asma. “Aproximadamente 28% das crianças que avaliamos no ano passado tinham asma sem fazer nenhum acompanhamento adequado. É por isso que estamos aqui, para diminuir esse índice. Esse trabalho é muito gratificante, pois a proposta é identificar e orientamos as crianças que tem asma em relação ao risco do tabagismo. Sabemos que crianças com asma pioram consideravelmente se expostas ao cigarro, então a proposta é fazer a orientação sobre os riscos dessa exposição”, disse Maria Lenita.

Belarmino Santos, 10 anos, aluno da escola, estava animado para passar pela avaliação. Ele disse que em sua casa ninguém fuma, e sabe a importância de ficar longe do cigarro. “Meu pai fumava, mas faz tempo que parou. Isso é bom tanto pra ele quanto pra todos nós que convivemos com ele, respirando o mesmo ar. Assim ninguém fica doente e ficamos todos felizes”, disse.

 

Ações – Na segunda-feira (29), as ações alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Fumo continuam das 10h às 15h, no Shopping Tambiá, centro de João Pessoa, com a exposição de banners O Controle do Tabaco no Brasil: Uma Trajetória, orientações sobre os malefícios do tabagismo, prevenção e tratamento pelo SUS, além da distribuição de material educativo.

Secom-PB

Leia Também

MaisTV

Hugo Motta retira projeto para ampliar discussão na Câmara

VÍDEO - 09/05/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas