João Pessoa, 15 de março de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
conscientização

João Pessoa tem evento sobre tabagismo

Comentários: 0
publicado em 15/03/2019 às 08h39
Foto: Ivomar Gomes/Secom-JP

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza nesta sexta-feira (15) uma ação de conscientização sobre o tabagismo e combate ao fumo em duas escolas da rede pública de ensino. O evento é alusivo ao Dia Estadual de Combate ao Fumo e será realizado em parceria da SMS, por meio da Área Técnica de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis (Dant) com o Comitê de Tabagismo.

Pela manhã, a partir das 8h, a atividade acontece na Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria de Fátima Souto com palestras sobre o tema, atividades com os alunos e um show de fantoche apresentado por estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Nicodemos Neves.

Já pela tarde, a partir das 14h, ação é voltada aos alunos da Escola Estadual Padre Hildom Bandeira. Além das palestras, haverá uma apresentação teatral encenada pelos alunos da Escola Estadual Argentina Pereira Gomes.

De acordo com a psicóloga e técnica de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis da SMS, Niviane Ribeiro, a atividade acontece nas escolas em razão de que o tabagismo é uma doença pediátrica e 80% dos fumantes começam a fumar antes dos 18 anos. No Brasil, 20% dos fumantes começaram a fumar antes dos 15 anos.

“As crianças, especialmente as mais novas, são muito prejudicadas quando expostas à poluição tabagística ambiental, o que ocorre frequentemente em função do convívio com pessoas que fumam. Há um aumento de incidência de pneumonia, bronquite, exacerbação de asma, infecções do ouvido médio, síndrome da morte súbita infantil, além de uma maior probabilidade de desenvolvimento de doença cardiovascular na idade adulta”, explica Niviane Ribeiro.

Pesquisas realizadas em escolares indicam que, de cada cinco adolescentes que usam cigarro, um a três são dependentes de nicotina. A psicóloga explica ainda que a iniciação do tabagismo na adolescência está associada a diversas razões, como imitação do comportamento do grupo, amigo próximo ou pais. Além disso, essa exposição na adolescência tem inúmeras e importantes implicações para bem-estar e a saúde do adolescente, a curto, médio e longo prazos.

“Além dos números serem alarmantes, realizamos essa ação nas escolas porque é mais fácil conscientizar crianças e adolescentes sobre os perigos e prejuízos do fumo, do que conscientizar um adulto. E dessa forma a criança se torna um ótimo meio de propagar informação”, comenta a técnica de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis da SMS.

Números – Das mortes anuais causadas pelo uso do tabaco: 34.999 mortes correspondem a doenças cardíacas; 31.120 mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica; 26.651 por outros cânceres; 23.762 por Câncer de Pulmão; 17.972 mortes por tabagismo passivo; 10.900 por pneumonia; 10.812 por AVC (acidente vascular cerebral).

Assistência – Para quem deseja parar de fumar, a Secretaria de Saúde de João Pessoa conta com uma equipe multiprofissional (médico, enfermeiro, psicólogo, assistente social e nutricionista). O interessado inicia o processo terapêutico em grupo, com a duração de um ano, e realiza a abordagem cognitiva comportamental (suporte psicológico), além de receber auxílio medicamentoso (adesivo transdérmico de nicotina, goma de mascar e pastilhas de nicotina e comprimidos).

Dentro do programa, os usuários podem participar de atividades em práticas integrativas e complementares, como reiki, auriculoterapia, relaxamento e yoga.

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) dispõe de serviços especializados para o tratamento do tabagismo. A assistência é realizada nos seguintes serviços:

Policlínica Municipal do Cristo – Rua Olívia de Almeida Guerra, s/n – Cristo- Telefone: 3214-2623

Policlínica Municipal de Jaguaribe – Rua Alberto de Brito, s/n Jaguaribe – Telefone: 3214-4075

USF Mandacaru – Rua Mascarenhas de Morais, s/n Mandacaru – Telefone: 3214-7143

Caps AD David Capistrano – CAPS AD Jovem Cidadão –  Av. Sinésio Guimarães, 163 – Torre, João Pessoa – PB Telefone: 3218-5244.

USF do Bessa – Rua Napoleão Gomes Varela, 385 – Bessa, João Pessoa – PB Telefone: 3218-8002

MaisPB

Leia Também