João Pessoa, 16 de abril de 2026 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Formada em Direito, Administração com ênfase em Comércio Exterior e pós-graduada em Comunicação Corporativa pela Universal Class da Florida.
É lider climate reality change pelo Al Gore e ceo do site Belicosa.com.br onde escreve sobre comportamento digital e Netnografia.

Convergência é o Novo Marketing

Comentários: 0
publicado em 16/04/2026 ás 15h15

A convergência está transformando o marketing de forma profunda. Não se trata mais de escolher entre online ou offline. O futuro é integrar os dois mundos para criar uma experiência contínua e fluida para o consumidor.

Convergência no marketing significa a união completa de todos os canais de contato com o cliente digital, físico, social e presencial. É quando dados, mensagens e experiências fluem sem interrupção entre um ambiente e outro.

Essa convergência está mudando radicalmente a forma como as marcas se relacionam com o consumidor. Ela elimina as barreiras entre o mundo virtual e o real. Antes, o cliente precisava “mudar de canal” para continuar sua jornada de compra.

Hoje, ele pode começar pesquisando no celular, experimentar na loja física e finalizar a compra no aplicativo, tudo de forma natural e sem atritos. Isso gera maior eficiência para as empresas, dados mais ricos e, principalmente, experiências mais relevantes e personalizadas. O marketing deixa de ser fragmentado e passa a ser uma conversa única e contínua com o cliente em todos os momentos.

Dentro da convergência, ganha destaque o cibridismo, conceito cunhado pela pesquisadora brasileira Martha Gabriel. O cibridismo representa a hibridização entre o mundo online (ciber) e o offline. Não é apenas usar os dois canais ao mesmo tempo, mas fazer com que eles trabalhem juntos para entregar experiências de consumo mais personalizadas e integradas.

No cibridismo, o físico e o digital colaboram de verdade. A marca usa o comportamento online para enriquecer a experiência na loja física e vice-versa. O cliente recebe recomendações personalizadas no app com base no que viu ou experimentou na loja. Ou ganha ofertas digitais exclusivas depois de uma visita presencial. O resultado é uma jornada que parece feita sob medida.

Segundo relatório WGSN “El consumidor del futuro 2027” aponta que três emoções vão guiar as decisões: alegria estratégica, desejo de evasão e otimismo suspicaz. Dados do estudo mostram que 54% dos consumidores globais querem sentir alegria ao comprar online, enquanto 68% da Geração Z preferem tocar e experimentar produtos antes de decidir. Por isso, a convergência e o cibridismo serão essenciais: eles permitem que o consumidor viva uma jornada híbrida, onde pesquisa online e experiência física acontecem de forma integrada e personalizada.

Marcas como Nike, Starbucks e Sephora são referências mundiais nesse modelo. No Brasil, Magazine Luiza e Natura avançam rapidamente. Elas integram e-commerce, lojas físicas, redes sociais e aplicativos para oferecer uma experiência sem costuras.

No fim das contas, convergência não é só uma estratégia inteligente que muitas empresas já fazem há algum tempo. É quase uma obrigação para quem quer sobreviver nos próximos anos. O consumidor já não aceita mais ser tratado como se vivesse em mundos separados. Ele quer fluidez, reconhecimento e experiência que faça sentido. Quem entender isso e colocar o cibridismo em prática vai sair na frente. Quem insistir no velho modelo de canais isolados vai ficar falando sozinho.

Maria Augusta Ribeiro é especialista em comportamento digital e Netnografia no Belicosa.com.br

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

[ufc-fb-comments]