João Pessoa, 21 de fevereiro de 2026 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro


“Envelhecer é bom, mas não é bom”, disse o cantor e compositor Dori Caymmi, 83 anos, durante entrevista pelo telefone esta semana – o artista acaba de lançar novo álbum “Utopia” nas plataformas e físico, com selo da Biscoito Fino. Isso dele dizer “envelhecer é bom, mas não é bom”, termina sendo. Dori Caymmi é o nosso entrevistado deste sábado no MaisPB.
Fernando Pessoa definiu a literatura como “uma tentativa de tornar real a vida”, mas a vida é real e de viés, como canta Caetano Veloso.
A possibilidade de inserir a velhice na ficção, só no cinema, e tem um sentido vago, mais vasto que à flor da idade, com o aroma do jasmim da nossa casa, que atrai a aparência de meus vinte e poucos anos, mas já estou velho, já nasci velho.
A opinião de Dori Caymmi sobre a velhice precisa ser repetida, é uma realidade que não necessita de nenhuma outra explicação, que a evidência da vida exija. Nascemos bebês para envelhecermos, quando meninos, incivelmente nos encantávamos com os desenhos ilusórios das nuvens.
Dói a perna, faz um alogamento que passa, dói a coluna, passa arnica, dói os olhos, não é remela, a culpa é do sol, dói o peito, pode ser o coração, mas o médico disse que o coração não dói, pode ser gazes, mas até que não (?)
Dói o dente, toma um dorflex, mas cuidado para não gripar de novo, corre lá e vai tomar vacina para pneumonia.
Diz o exagerado conceito de se cuidar: não pegue chuva, saia do sol quente, cuidado com a pressão, cuidado para não cair e essses sinais nos transformam em exploradores mentais do mapa das dores.
E vamos vivendo, aprendendo a envelhecer. Isto é, aberto as contingências, que tudo pode surgir numa qualquer dobra das duas mil páginas de Dom Quixote.
Fique atento, o sinal está fechado, paciência, não grite, e tudo acontece, mais para aquilo que poderia ter acontecido, que poderá acontecer, aconteceu.
Kapetadas
1 – Meu terapeuta disse que nunca falo o que sinto. Respondi que, quando sentir algo, aviso.
2 – Há quem envelheça bem. E há quem envelheça instagramável, o que já é um começo.
* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB
RETA FINAL DO CAMPEONATO; CONTRATAÇÕES E QUEM É O CRAQUE DA COMPETIÇÃO? - 20/02/2026