João Pessoa, 20 de fevereiro de 2026 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro

O governador João Azevêdo (PSB) publicou, na edição desta sexta-feira (20) do Diário Oficial do Estado, o decreto que desapropria áreas no entorno do estádio Almeidão em João Pessoa, para construção da primeira Vila Paralímpica do Nordeste, que será erguida na Capital.
Ao todo, a medida abrange uma área de 4.121,85 m2 (quatro mil, cento e vinte e um metros quadrados e oitenta e cinco decímetros quadrados).
Segundo o decreto, as despesas decorrentes das presentes desapropriações correrão por conta da dotação orçamentária própria do Estado. A Procuradoria-Geral do Estado, através da Procuradoria do Domínio, fica autorizada a adotar as providências necessárias à desapropriação amigável ou judicial da área ora declarada de utilidade pública.
Vila Paralímpica
O governador João Azevêdo (PSB) autorizou, em agosto do ano passado, a construção da primeira Vila Paralímpica do Nordeste. O equipamento será erguido nas imediações do Estádio de Futebol José Américo de Almeida Filho – Almeidão, no bairro do Cristo, em João Pessoa.
Atualmente, apenas São Paulo tem um centro de treinamento semelhante. Com a construção da unidade na Paraíba, Azevêdo projeta que o Estado possa ser uma referência para toda região Nordeste.
“A gente insere a Paraíba em um contexto importante. Existe hoje um centro de São Paulo. Agora, vamos dar início à primeira Vila Paralímpica do Nordeste, pensada e projetada com todas as condições para oferecer a todo mundo do Nordeste, não só da Paraíba, a condição de ter um treinamento. Além disso, toda uma estrutura que estará junto para permitir o processo de inclusão”, destacou o governador.
Ao todo, serão investidos R$ 130 milhões de reais investidos com recursos próprios. O prazo para conclusão da obra é de 24 meses, segundo o secretário de Esportes, Lindolfo Pires.
MaisPB
BOLETIM DA REDAÇÃO - 19/02/2026