João Pessoa, 13 de fevereiro de 2026 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro

Na última terça-feira (3), o UNIESP Centro Universitário recebeu a visita de indígenas do povo Tabajara, da Aldeia Vitória. Na ocasião, o Cacique Ednaldo Tabajara e três jovens da Aldeia Vitória, incluindo a egressa do curso de Enfermagem do UNIESP, Bruna Flávia, foram recepcionados pela reitora da instituição, professora Érika Marques.
Durante a reunião, foi anunciada a concessão de uma bolsa de estudos integral para o curso de Design Gráfico. Para o Cacique Ednaldo Tabajara, o acesso ao ensino superior tem o poder de mudar a realidade de toda a aldeia.
“Eu fico muito feliz e grato de ver o UNIESP de portas abertas para o meu povo. Os jovens que se formaram já estão trabalhando também para a nossa comunidade. Daqui a alguns anos, eu sei que mais jovens formados vão levar o conhecimento para o nosso povo”.
O encontro reforçou a parceria entre a instituição e o povo Tabajara, que acontece desde 2019, quando foram concedidas as primeiras bolsas integrais para jovens da aldeia. Em 2025, os primeiros egressos tabajaras foram contemplados com bolsas de estudo de pós-graduação, dando continuidade à formação acadêmica.
Além do oferecimento das bolsas, a instituição também promove atividades que contribuem para o fortalecimento e reconhecimento da cultura dos povos originários, como o evento Viva a Cultura Indígena.
Essas ações ressaltam o compromisso do UNIESP com a valorização dos povos originários, o empoderamento do povo Tabajara e a crença no poder transformador da educação.
“A bolsa é a formalização de um respeito mútuo entre a instituição e o povo Tabajara. Estamos de portas abertas para sempre reforçar essa parceria, pois da mesma forma que esses jovens aprendem aqui no UNIESP, nós também temos muito que aprender com eles”, concluiu a reitora Érika Marques.
REAÇÃO - 13/02/2026