João Pessoa, 28 de janeiro de 2026 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro

Considerado um segmento estratégico para o ambiente da economia, tanto pela condição de geração empregos quanto pelo abastecimento da cadeia alimentar, o setor de panificação vivencia uma realidade de avanço no mercado da Paraíba. Em 2025, segundo levantamento do Sebrae/PB, com base em dados da Receita Federal, o estado apresentou 1.127 novos pequenos negócios registrados no setor, somando 14% de crescimento em comparação com o ano de 2024, quando 989 empresas foram abertas.
Conforme os dados, a maior parte dos novos empreendimentos corresponde a Microempreendedores Individuais (MEIs). Foram 1.005 negócios formalizados nessa categoria, o que representa 89,17% de todos os registros no período do último ano. Em seguida, aparecem as Microempresas (ME) com 107 estabelecimentos (9,49%) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), com 12 (1,06%).
O levantamento caracteriza os novos negócios em atuação no setor com base na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). Neste caso, foram observadas as empresas que realizam a fabricação de produtos de panificação (728) e atuam no comércio varejista de produtos de padaria, laticínio, doces, balas e semelhantes (399).
Para o analista técnico do Sebrae/PB, Oton Amorim, o crescimento do setor no estado é impulsionado, principalmente, pelo incentivo das políticas públicas e a busca dos empreendedores por novos espaços no mercado. “De um lado temos o incentivo que é gerado pelas políticas públicas, que é inquestionável em favor do fortalecimento de toda nossa cadeia alimentar, e de outro podemos destacar a governança que existe no setor de panificação com o apoio de outras instituições para fortalecer cada vez mais o crescimento de suas atividades. Isso cria um ambiente favorável para novas oportunidades e os resultados aparecem”, avalia.
O apoio prestado pelo Sebrae/PB ao lado de outras instituições parceiras como o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria da Paraíba (Sindipan/PB), segundo o analista técnico, também tem colaborado de forma positiva para estimular o setor. Isso ocorre em ações como eventos voltados à panificação, ou, pela disponibilidade de consultorias, cursos e capacitações.
“Temos exemplos positivos de eventos como a Fipan, que é a maior feira de panificação e confeitaria da América Latina e sempre conta com caravanas do nosso estado, e a realização da Expopão Paraíba. São momentos estratégicos de mobilização e que contribuem para o acesso à tecnologia, inovação, bem como a própria compra de novas máquinas e equipamentos que impactam na melhoria da produtividade do negócio. O Sebrae acompanha a evolução do setor e oferta ainda cursos, consultorias e capacitações para auxiliar esses empreendedores no processo de gestão”, complementa Oton Amorim.
Tradição, inovação e investimento
Há 30 anos em atividade no mercado, a empresa Acácia Pães e Massas está localizada no bairro dos Bancários, em João Pessoa. O negócio se destaca pela oferta de um leque de produtos entre massas, doces, além das ofertas de café da manhã, almoço, chá da tarde, jantar e outros lanches.
De acordo com o empresário Ramarielison Costa, a diversidade de itens presente no cardápio é o diferencial buscado pelo empreendimento para se manter competitivo. “Iniciamos como um ponto para venda de pães e com o passar dos anos outros produtos foram agregados para atender a demanda. Temos atualmente o segmento de pastelaria completa, confeitaria, refeições que são servidas em diferentes momentos do dia, pães especiais com fermentação natural, a parte de frios, ou seja, muita coisa mudou”, pontua.
Para o futuro, o empresário revela que a intenção é continuar agregando valor à empresa e, entre os investimentos esperados, destaca-se a implantação de um autosserviço, que é um modelo de atendimento onde o cliente faz suas compras e efetua o pagamento de forma autônoma.
Dados gerais
Em todo o estado, o setor de panificação apresenta 4.057 negócios em atividade. Do total de empresas classificadas por porte, 2.585 são MEIs. Já o restante, 1.392 são identificadas como ME, 73 como EPP e as demais somam o total de 7 registros.
O levantamento aponta ainda o ranking das 10 cidades paraibanas com o maior número de empreendimentos no setor. São elas: João Pessoa (1.416), Campina Grande (596), Santa Rita (121), Patos (108), Bayeux (98), Cabedelo (84), Guarabira (65), Sousa (55), Cajazeiras (48) e Mamanguape (43).
Neste cenário geral, a estatística tem como referência a identificação de negócios com atuação na fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria; e empresas do tipo padaria e confeitaria com predominância de revenda.
MaisPB
TRETA ENTRE ALDEONE ABRANTES E FILLIPE FÉLIX E CONFRONTOS DA 3ª RODADA - 28/01/2026