João Pessoa, 22 de dezembro de 2025 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campina Grande informou, nesta segunda-feira (22) que exames laboratoriais confirmaram o diagnóstico de raiva humana em paciente internado desde o último dia 15 no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC). O paciente, de 50 anos, pode ter contraído a doença ao ser mordido por um sagüi.
O hospital afirma que o quadro clínico do paciente segue grave, mas ocorreu uma melhora em alguns parâmetros nas últimas 12 horas. Ele vem sendo passando por monitoração intensiva e acompanhamento multiprofissional contínuo com especialistas em casos neurocríticos.
Os órgãos municipais de vigilância reforçam a transparência e o diálogo contínuo com esferas estadual e federal, com novas divulgações conforme a evolução do caso e investigações epidemiológicas.
Segundo a Secretaria de Saúde de Campina Grande, quando chegou ao hospital, o paciente apresentava agitação psicomotora, confusão mental, alteração do nível de consciência, aerofobia, falta de ar e queda na oxigenação do sangue. Em razão do quadro de insuficiência respiratória aguda associado a instabilidade neurológica, foi necessária intubação orotraqueal e início de ventilação mecânica invasiva.
MaisPB
BOLETIM DA REDAÇÃO - 16/12/2025