João Pessoa, 21 de outubro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O deputado Jutay Menezes (Republicanos) criticou, na manhã desta terça-feira (21), o secretário de Turismo de João Pessoa, Vitor Hugo, pelas declarações recentes proferidas pelo auxiliar do prefeito Cícero Lucena (MDB) onde sugere que “não é correto alimentar pessoas em situação de rua, para que o turismo não seja afetado”.
Em pronunciamento na Assembleia Legislativa da Paraíba, Jutay sugeriu que o prefeito chame Vitor e obrigue o secretário a se retratar publicamente, pontuando que Hugo deveria ter sido demitido “imediatamente”.
“O secretário fez uma preconceituosa, pensamento mesquinho e pequeno. Ele nunca soube o que é fome. Quem sabe o que é fome jamais vai fazer um pronunciamento em qualquer lugar para expulsar das ruas os pedintes, os mendigos, pessoas em situação de vulnerabilidade, porque essas pessoas nas ruas poderão expulsar turistas”, criticou.
Logo em seguida, o deputado Tião Gomes (PSB), que estava como presidente da sessão, cobrou a exoneração do secretário Vitor Hugo.
As declarações de Vitor Hugo
O secretário de Turismo de João Pessoa, Vitor Hugo, disse, durante sessão especial na Câmara Municipal, que alimentar moradores de rua não é correto. Para o gestor, essa população permanece em situação de vulnerabilidade por conta da assistência que recebe das pessoas e entidades.
“Quem mora no quarteirão de trás da praia não vê aquilo [moradores de rua] todo dia. Então não incomoda ele, mas agrada a ele ir lá e entregar o almoço, o jantar todos os dias. ‘Estou fazendo minha parte como cidadão’ e isso não é correto. Temos que ter esse olhar e entender que alimentar essas pessoas diariamente não é correto. Mas quem tem coragem para dizer isso perante a sociedade?”, questionou o secretário.
“Essas pessoas estão ali, porque ali elas recebem todos os dias café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar todos os dias. Fora isso, ainda chega para eles roupas, agasalhos, colchão, travesseiro e material de higiene para tomar banho em qualquer lugar que ofereça um banheiro para eles tomarem banho”, complementou.
MaisPB
AUDIÊNCIA NA ALPB - 14/10/2025