João Pessoa, 16 de outubro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O ministro da Saúde em exercício, Adriano Massuda, elogiou, nesta quinta-feira (16), o programa do Governo do Estado ‘Opera Paraíba’. Em entrevista ao Programa Hora H, da Rede Mais e Rádio POP FM 89.3, Adriano avaliou o estado como “um exemplo para o Brasil” na realização de cirurgias eletivas.
“A Paraíba tem sido um exemplo para o Brasil no que diz respeito à realização de cirurgias eletivas. No governo do presidente Lula, isso foi colocado como prioridade desde a transição governamental o presidente já havia determinado que o Ministério da Saúde colocasse isso como foco”, disse o gestor.
O ministro destacou que o Ministério ampliou os recursos repassados para os estados e municípios e conseguiu um aumento de 40% no número de cirurgias realizadas no país.
“Em 2023 nós ampliamos recursos repassados para estados e municípios. A partir disso vários estados, assim como a Paraíba, passaram a desenvolver programas específicos e o resultado disso é um número extraordinário. A gente passou no Brasil de 10 milhões de cirurgias realizadas em 2022 – último ano do governo anterior -, e ano passado a gente fechou em 14 milhões. Um aumento de 40% no número de cirurgias realizadas em todo o país em apenas dois anos. É um recorde absoluto que a gente conseguiu construir em termos de ofertas cirúrgicas sob a liderança do presidente Lula”, acrescentou.
O ministro Adriano Massuda vai visitar Patos e Campina Grande nesta sexta-feira para acompanhar ações da carreta da saúde da mulher, que vai oferecer atendimentos ginecológicos e exames de mamografia.
MaisPB
AUDIÊNCIA NA ALPB - 14/10/2025