João Pessoa, 03 de outubro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
saúde

Paraíba realiza a maior ação de prevenção da história da saúde com o Outubro Rosa 2025

Comentários: 0
publicado em 03/10/2025 ás 11h49

O secretário de Saúde, Ari Reis, abriu, nesta quinta-feira (2), no Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC), em João Pessoa, a Campanha Outubro Rosa 2025, que traz o tema “Detectar cedo é se dar a chance de vencer”.

A mobilização marca a maior ação de prevenção da história da saúde na Paraíba, alcançando todas as regiões do estado, da Capital ao Sertão, com consultas especializadas, exames de imagem, cirurgias eletivas e atividades educativas ao longo de todo o mês.

“O Outubro Rosa amplia o alcance das ações educativas e reforça a importância do diagnóstico precoce. Desde agosto de 2024, o programa Paraíba Contra o Câncer já atendeu 6.900 pessoas. Agora, além de ofertar o tratamento, queremos diagnosticar cedo, para que as mulheres não cheguem a estágios avançados da doença”, destacou o secretário Ari Reis.

Entre as metas da campanha estão:

•800 mamografias no Hospital Regional de Guarabira;

•1.000 consultas e exames no Hospital das Clínicas, em Campina Grande;

•1.200 exames no Hospital do Bem, em Patos;

•Novos mamógrafos em Picuí e Sousa, cada um com capacidade para 800 exames, ampliando a cobertura no interior.

Na Capital, além da Maternidade Frei Damião e do Hospital da Mulher, o CEDC participa ativamente da campanha, oferecendo 100 mamografias por dia sem necessidade de encaminhamento médico. A programação também contempla a população LGBTQIAPN+, com atenção especial para homens trans, que têm acesso garantido a mamografias, consultas em mastologia e acompanhamento especializado.

O Governo do Estado reforça que a mamografia anual a partir dos 40 anos é fundamental para aumentar as chances de cura. As atividades incluem palestras em Unidades Básicas de Saúde, busca ativa de mulheres que não realizaram o exame no último ano e ações específicas junto a comunidades quilombolas, indígenas, ciganas e em unidades prisionais femininas.

O impacto já é percebido pelas pacientes, como a aposentada Albeniza Araújo, 79 anos, que celebrou a oportunidade de atualizar seus exames: “Essa é a primeira vez que venho aqui, fiquei sabendo pela minha filha e amei o atendimento. Estava atrasada desde 2023 e hoje consegui colocar meu exame em dia”.

Com essa grande mobilização, a Paraíba transforma o Outubro Rosa em um marco histórico de prevenção, cuidado e diagnóstico precoce, fortalecendo o compromisso da gestão estadual em salvar vidas.

MaisPB