João Pessoa, 02 de outubro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), avisou, em entrevista ao Programa Hora H, da Rede Mais e POP FM 89.3, que na política “é necessário ter lado”. Ele descartou qualquer tipo de apoio dos vereadores do Republicanos ao prefeito Cícero Lucena (sem partido) na Câmara de João Pessoa, e alertou que a prioridade é o apoio ao projeto político e chapa liderada pelo governador João Azevêdo (PSB).
A declaração acontece dois dias antes de reunião do presidente estadual com lideranças do partido, marcada para este sábado (04). No encontro, a legenda se reunirá para avaliar o cenário após o rompimento de Cícero com o governo e com João.
Para Motta, a orientação do Republicanos é permanecer na aliança com o governador, mantendo o compromisso com o projeto estadual, mesmo que isso gere divergências em nível municipal.
“Na política nós temos que ter lado, nosso lado é de poder estar defendendo o que vem dando certo para Paraíba. Se isso for incompatível com a permanência política do partido na questão da gestão municipal de João Pessoa, nossa decisão está tomada que é o nosso projeto político, que é maior até do que qualquer preferência pessoal e individual de quem quer que seja”, exortou Hugo.
“Com relação à situação de João Pessoa, nós vamos discutir com os nossos vereadores. O Republicanos tem quatro vereadores eleitos pelo partido, que até então estão na base aliada do prefeito Cícero, mas que nós temos na nossa posição muito clara, o partido pertence a esse agrupamento político liderado pelo governador João Azevedo”, cobrou Motta.
Hugo Motta declarou respeito à articulação do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos), ressaltando seu papel no projeto do governo, mas disse esperar “alinhamento”.
“Nós respeitamos a posição do presidente Adriano de colocar o seu nome ao Governo do Estado. Ele tem colocado já há algum tempo a sua disposição de disputar o governo e eu penso que é legítimo pelo seu tamanho político, pela sua estatura. O que nós vamos conversar internamente no Republicanos é aquilo que, de certa forma, já é muito público em nosso Estado, que é esse nosso alinhamento com o projeto, que inclusive Adriano tem uma grande colaboração, que é o projeto político do governador”, declarou.
Hugo Motta ressaltou que o prefeito de Patos, Nabor Wanderley, para consolidar uma candidatura ao Senado, compondo a chapa ao lado do governador João Azevêdo e do vice-governador Lucas Ribeiro (PP).
“O prefeito Nabor Wanderley tem dialogado com a Paraíba no sentido de defender o seu nome como pré-candidato ao Senado. Eu penso que cada vez mais o seu nome se consolida, tem tipo respaldo popular, o respaldo da classe política, a eleição se constrói no dia a dia, mas eu vejo a eleição de Senado do ano que vem se desenhando como uma eleição que o Republicanos estará participando fortemente”, projetou.
Essas pautas serão discutidas durante reunião do Republicanos, convocada para este sábado (6). Além do projeto para chapa governista, os membros do partido devem debater a formação das chapas proporcionais para deputado estadual e federal.
“Eu tenho muita confiança que nós vamos encontrar essa convergência para que mais uma vez na eleição do ano que vem, o Republicanos possa seguir se fortalecendo e seguir identificado com aquilo que a população paraibana quer da sua representação política”, concluiu Motta.
MaisPB
NA CÂMARA - 02/10/2025